11 abril 2016

Entrevista: Adelmo Veloso - Super AHAM!


Saudações caros leitores, estamos iniciando mais uma temporada de entrevistas em nosso blog. Sempre abordando diversos aspectos relacionados ao mundo do colecionismo, principalmente figuras de ação. Nosso convidado de hoje, é um dos editores do Super AHAM!, um blog que além de falar de nossos queridos actions figures, também traz matérias de cultura pop em geral.

Yanker: Saudações, apresente-se pra nossos leitores.
Adelmo: Olá, caros leitores do Estante do Yanker! Sou o Adelmo Veloso, "redator chefe" (não sou o único que produz o conteúdo) do Super AHAM!, um Blog que usa a cultura Pop como base. Sou funcionário público da área de segurança, escritor e desenhista nas horas vagas. É com uma enorme satisfação que participo desse quadro, estreitando os laços com vocês que também curtem um bonequinho!


Yanker: Vamos começar falando do Super AHAM!, como surgiu a ideia e um pouco de sua trajetória.
Adelmo: O SuperAHAM! surgiu no Facebook em 2011, como grupo fechado (ainda existe), onde eu usava o espaço para compartilhar informações da cultura Pop com um público específico. Primeiro fui adicionando os amigos que gostavam das mesmas coisas que eu, até criar uma página no Facebook (Rockman Maneiro) para divulgar novas figuras de ação, novidades relacionadas aos Animes e filmes de super-heróis. Nas horas vagas eu curtia ler alguns Blogs, até que nas férias de 2014 criei o meu próprio e comecei a escrever.
Não entendia muito da parte dos layouts, mas o Blog foi evoluindo com o tempo e os quadros foram surgindo. Hoje conto com a ajuda de amigos para elaboração de matérias específicas e outros que participam comentando (isso ajuda pra caramba), além de recomendar nossas matérias em seus Blogs.


Yanker: O Super AHAM! possui varias seções onde são abordados temas distintos, fale um pouco sobre elas.
Adelmo: Quando criei o Blog, não esperava que ele fosse durar tanto tempo (já passamos de um ano), nem que fosse ter essas seções para movimentá-lo. São esses os espaços que o movimentam:
- Espaço Action Figure: onde aproveito para fazer um Review de uma figura recém-adquirida ou algum amigo nos cede fotos detalhadas de suas aquisições.
- Espaço Nostalgia: um dos meus favoritos. Quem não gosta de lembrar daquelas brincadeiras de criança, programas de TV ou séries que nos animaram enquanto estávamos no primário?
- Espaço do Colecionador: surgiu para mostrar as coleções de nossos amigos. Bem melhor que ver as fotos de divulgação photoshopadas das fabricantes.
- Espaço Sunday: utilizo para postar algumas páginas com meus desenhos, que evoluíram a ponto de se tornar um livro.
- Espaço Eventos: Exposições, eventos que pude comparecer e acompanhar. O lançamento de meu livro foi postado lá.
- “Super AHAM! Indica” e “Você viu?” são os quadros que recomendo reportagens, mangás, animes e séries de TV para o pessoal acompanhar.


Yanker: Agora falando de Action Figures, como foi seu primeiro contato com as figuras de ação e o que te levou a colecionar?
Adelmo: Meu primeiro contato foi quando ainda era moleque. Ganhei um Cybercop de minha tia, o Marte, de vinil, onde só movia os braços e a cintura. Depois dele, vivi uma fase sensacional com as lojas de R$ 1,99 – os flangos (bonecos piratas) eram muito bem feitos e baratos. Depois tive que parar para estudar (2001) e só retornei ao hobby em 2012 – comprei um Buzz Lightyear da Mattel de 30cm, original – um sonho realizado. Foi aí que conheci os Cloth Myth. E não parei até hoje!


Yanker: Qual seu primeiro item já como colecionador? Qual o foco da sua coleção atualmente?
Adelmo: O primeiro item como colecionador de verdade foi o Aiolos Cloth Myth Ex, da Bandai. Meu sonho de ter um Cavaleiro do Zodíaco se tornou realidade também! Hoje meu foco é mais a nostalgia, pois está difícil acompanhar todos os lançamentos.


Yanker: Além de figuras de ação, você tem algum outro tipo de coleção?
Adelmo: Também curto Hot Wheels temáticos, como os do Batman e De Volta para o Futuro. Mas são poucos os que tenho em casa (cerca de 15).


Yanker: Qual sua opinião sobre a situação do mercado nacional hoje, em relação ao colecionismo de figuras de ação?
Adelmo: Hoje pude ver que muitas pessoas aderiram ao hobby de colecionar figuras de ação, coisa que em 2011 eu não via tanto. Falo por encontrar figuras japonesas nas lojas físicas com certa facilidade. Vejo que é uma atividade saudável, mas que requer uma quantia considerável para manter. A Pizii Toys facilitou bastante as coisas para nós, trazendo figuras a preços acessíveis, mas com a alta do Dólar eu tenho diminuído bastante minhas compras.


Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Adelmo: Agradeço pela oportunidade de conversar com vocês – e espero que a conversa não termine aqui! Há muitas matérias para se comentar! Quem entrar no mundo do colecionismo, tenha cuidado, pois pode ser um caminho sem volta! É preciso ter sabedoria e controle para abrir mão de uma figura e comprar uma calça nova, um par de sapatos ou qualquer coisa mais útil (hehehe)!! Abração e até mais!


8 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, meu nobre! Sabe que muitas matérias só saíram porque você colaborou, né? Isso sem contar as que você fez por completo! Abração, meu amigo, irmão, primo e redator!

      Excluir
  2. Que legal! Muito bom conhecer um pouco mais da sua história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha irmã querida! É apenas uma parte de minha vida como escritor! Aproveita pra ver um ou outro anime das indicações sempre que tiver um tempinho. Te amo, xero!

      Excluir
  3. Nobre Yanker!

    Como já te disse, agradeço pela oportunidade de mostrar um pouco de nosso trabalho por aqui! É sempre um prazer poder trabalhar com as pessoas do mesmo ramo que nós (nesse pouco tempo que temos para escrever). E que não seja a última participação - pois sempre que possível apareceremos nos comentários!

    Até o próximo "crossover"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua colaboração, que esse seja o primeiro de muitos "crossovers" entre o Super AHAM e o Estante do Yanker!!!
      Abraço!!!

      Excluir
  4. Muito boa a entrevista e deu para ver que as atividades do Adelmo já são de longa data. Por isso tive a impressão do Super AHAM! já estar na ativa faz muito tempo.

    Conquistar aquele item dá uma sensação que não tem preço! Mas é uma pena que atualmente as coisas estão mais difíceis.

    E continuem o bom trabalho, Yanker, Adelmo! Este Blog também tem matérias bem variadas, inclusive com modelos de Playmobil que eu nunca vi e nem sabia que existiam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys!
      As atividades só estavam um pouco escondidas! Mas resolvemos expandi-las ao mundo externo ao Facebook. As outras mídias são muito bacanas e extensas! Por esses dias ingressei no Instagram - e tem muita foto de boneco massa por lá! Já no Blog eu posso escrever para um público que gosta de ler!

      Playmobil é uma de minhas paixões, mas tenho poucas figuras. Sempre que dá, compro essas versões da Recreio ou as do pacotinho vendidas em lojas de brinquedos. Até a próxima!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...