25 março 2018

Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day)


Saudações caros leitores, hoje é comemorado por fãs de Tolkien em todo mundo, o “Dia de Ler Tolkien” (Tolkien Reading Day), criado pela Tolkien Society da Inglaterra, coincide com fim da Guerra do Anel e queda de Sauron no dia 25 de março. A comemoração é feita através de leituras de trechos das obras e a cada ano tem uma temática diferente.

Pra esse ano o tema escolhido foi “Home and Hearth: the many ways of being a Hobbit” (Casa e Lareira: as muitas maneiras de ser um Hobbit). Os hobbits são um povo pacífico, que notoriamente não gostam de aventuras, suas maiores preocupações são sem dúvida o que terão na próxima refeição, é claro que alguns ficaram conhecidos por participarem de grandes feitos como é o caso de Bilbo Bolseiro, que se aventurou com Gandalf e a Companhia dos Anões até Erebor, além de Frodo, Sam, Merry e Pippin, que integraram a Sociedade do Anel, se dirigindo até Mordor, passando todos eles por vários percalços. 
Escolhi dois trechos pra fazer a leitura, o primeiro deles de “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”, onde o Professor fala um pouco dos pequenos.

“Os hobbits são um povo discreto mas muito antigo, mais numeroso outrora do que é hoje em dia. Amam a paz e a tranquilidade e uma boa terra lavrada: uma região campestre bem organizada e bem cultivada era seu refúgio favorito. Hoje, como no passado, não conseguem entender ou gostar de máquinas mais complicadas que um fole de forja, um moinho de água ou um tear manual, embora sejam habilidosos com ferramentas...”

“A Sociedade do Anel - Prólogo - A Respeito de Hobbits”


E por fim, um trecho de “O Hobbit”:

“...É uma manhã muito agradável para fumar um cachimbo ao ar livre, além disso. Se você tiver um cachimbo com você, sente-se e tome um pouco do meu fumo! Não há pressa, temos o dia todo pela frente! - E então Bilbo se sentou numa cadeira à sua porta, cruzou as pernas e soprou um belo anel de fumaça cinzento que se ergueu no ar sem se desmanchar e foi flutuando sobre a Colina.

– Muito bonito! - disse Gandalf. - Mas eu não tenho tempo para soprar anéis de fumaça esta manhã. Estou procurando alguém para participar de uma aventura que estou organizando, e está muito difícil achar alguém.

– Acho que sim, por estes lados! Nós somos gente simples e acomodada, e eu não gosto de aventuras. São desagradáveis e desconfortáveis! Fazem com que você se atrase para o jantar! Não consigo imaginar o que as pessoas vêem nelas - disse o nosso Sr. Bolseiro, colocando um polegar atrás dos suspensórios e soprando outro anel de fumaça ainda maior...”
"O Hobbit - Capítulo 1 - Uma festa inesperada"


Escolha também sua passagem favorita e compartilhe essa leitura com todos seus familiares e amigos, ajude a espalhar cada vez mais a fantasia das obras do Professor Tolkien!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...