25 março 2019

Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day)



Saudações caros leitores, hoje 25 de Março é comemorado o “Dia de Ler Tolkien” (Tolkien Reading Day), o evento foi criado por iniciativa da Tolkien Society da Inglaterra, consistindo em leituras de trechos de obras do Professor, a cada ano uma temática diferente é escolhida, esse ano o tema é “Tolkien and the mysterious”.  Como parte do evento principal a Tolkien Society também organizou uma noite especial no ExeterPhoenix com workshops e uma palestra do professor Nick Groom.

A obra de Tolkien é repleta de trechos misteriosos, o que incita a curiosidade do leitor, tornando a experiência literária ainda mais prazerosa. Há locais cheios de mistérios como a Floresta Velha e as Colinas dos Túmulos, criaturas tenebrosas como o vigia na água na entrada das Minas de Moria, além de personagens misteriosos como o troca-peles Beorn, e o enigmático Tom Bombadil e sua bela esposa Fruta D’Ouro. E é justamente sobre um personagem com essa aura de mistério que escolhi meu trecho favorito.

“De repente Frodo percebeu que um homem de aparência estranha e marcada pelos anos,sentado num canto escuro, também estava escutando a conversa dos hobbits com muita atenção. Tinha uma caneca alta à sua frente, e fumava um cachimbo de haste longa, talhado de forma curiosa. As pernas estavam esticadas, mostrando botas altas de couro macio que lhe serviam bem, mas já bastante surradas e agora cobertas de lama. Uma capa cheia de marcas de viagem, feita de um tecido verde-escuro, o cobria quase por completo, e apesar do calor da sala, ele usava um capuz que lhe ocultava o rosto em sombras; mas podia-se ver o brilho em seus olhos enquanto observava os hobbits.

— Quem é aquele? — perguntou Frodo, quando teve uma chance de cochichar para o Sr. Carrapicho. — Acho que não fomos apresentados.

— Aquele? — disse o proprietário, cochichando uma resposta,erguendo a sobrancelha sem voltar a cabeça. — Não sei ao certo. É um dos errantes, os guardiões, como os chamamos. Raramente fala: no máximo conta uma história diferente, quando lhe dá na cabeça. Desaparece por um mês, um ano, e então aparece de novo. Chegou e partiu com bastante frequência na última primavera: mas não tem vindo muito aqui nos últimos tempos. Nunca ouvi o seu verdadeiro nome, mas é conhecido como Passolargo...”

"A Sociedade do Anel - Capítulo IX: No Pônei Saltitante"


Um belo trecho sobre o guardião Passolargo, Aragorn um dos mais valorosos membros da Comitiva do Anel que mais tarde se revelaria o herdeiro do trono de Gondor.

A Tolkien Society incentiva que escolas, museus e bibliotecas realizem seus próprios eventos nesse dia, além de convocar que os leitores em todo mundo compartilhem seus trechos favoritos usando a hashtag #TolkienReadingDay. Escolha sua passagem favorita e vamos todos celebrar mais uma vez a obra do Mestre Tolkien.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Meu amigo, estou sempre por aqui. Continue sempre firme com seu blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fraterarez! Apesar das poucas postagens não desisti ainda rsrs. Grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...