06 agosto 2015

Entrevista: Fernando Bedin - Central HQs


Saudações caros leitores, nessa postagem de hoje temos mais um entrevista, e o tema abordado é diretamente ligado ao colecionismo de action figures, estou falando dos quadrinhos, também conhecidos como HQs ou gibis. As histórias em quadrinhos são fonte permanente de inspiração para o lançamento de diversas linhas de figuras, temos como exemplo os Marvel Legends da Hasbro e os Marvel Select da Diamond com figuras inspiradas nos personagens da Casa das Ideias, além dos DCU da Mattel e os DC Collectibles baseadas nas histórias da Distinta Concorrência, esse é só um pequeno exemplo de como quadrinhos e figuras de ação tem uma relação extremamente estreita. E foi devido a essa importância que convidamos para um bate-papo um verdadeiro conhecedor de quadrinhos, que vai falar um pouco sobre sua coleção e o trabalho que vem desenvolvendo. Direto da tela do Central HQs... Fernando Bedin.    

Yanker: Saudações, apresente-se pra nossos leitores.
Fernando: E ai galera do Estante Yanker. Me chamo Fernando, sou colecionador de HQs há mais de 20 anos e sou o dono do Canal Central HQs e do Blog Central HQs. São mídias voltadas pro mundo das HQs, com resenhas, matérias, sorteios, interação com os leitores e etc.


Yanker: Como foi seu primeiro contato com o universo dos quadrinhos? Qual seu personagem preferido?
Fernando: Olha, lembro que o meu pai comprava Bolinha e Luluzinha pra mim, mas não era o q realmente me interessava. Até que vi uma edição do Hulk nas bancas, e nossa, isso me deixou encantado e ali começou.
O personagem preferido é o INCRÍVEL HULK.


Yanker: Roteirista e desenhista favoritos, pode indicar algum arco de história de destaque de cada um deles.
Fernando: Alan Moore, o mago, com histórias como Do Inferno, Watchmen, V de Vingança...
Desenhistas são vários... mas vou citar aqui o J  H Willians III, que possui obras espetacularmente desenhadas como Promethea, Batwoman, e Sandman Overture.

Yanker: Faz um Top 10 das melhores quadrinhos da sua coleção.
Fernando: Difícil essa hein? Hoje seria essa lista, mas provavelmente amanhã eu mudaria um material ou outro, e no diga seguinte a mesma coisa.
TOP 10 (sem ser em ordem)
- Watchmen
- Maus
- Lobo Solitário
- Sandman
- Asterios Polyp,
- Do Inferno
- V de Vingança
- Preacher
- Cavaleiro das Trevas
- Hulk na Encruzilhada


Yanker: Você tem alguma figura de ação aí junto da coleção de quadrinhos?
Fernando: Tenho sim:


Yanker: Fale um pouco sobre o Central HQs, como surgiu a ideia, trajetória e planos futuros.
Fernando: Na verdade apenas fiz alguns vídeos da minha coleção e postei num fórum pros meus colegas verem. Aí, pessoas que eu não tinha visto passaram a pedir dicas de materiais que estavam na coleção. Só depois de alguns vídeos eu criei o Canal em si, mas sequer aparecia nele, apenas jogava algumas HQs sobre a cama e comentava rapidamente sobre elas.
Conforme o canal foi crescendo fui melhorando ele aos poucos (na verdade ainda precisa melhorar bastante, principalmente na parte visual e técnica... rs),  hoje o foco principal é apresentar e resenhar os materiais pros leitores.
Os planos é que o canal continue crescendo e ajudando os colecionadores nas compras do que realmente vale a pena.

Yanker: Além do canal, você está desenvolvendo um projeto vinculado, que é o blog, fale um pouco sobre ele.
Fernando: Muitos inscritos do meu canal sempre diziam que queriam ajudar o canal de alguma forma. Então tive a ideia de criar o blog, juntamente com meu sócio-parceiro Augusto Dias, que cuida da parte técnica do blog e posta algumas matérias. Com o Blog colocamos conteúdos dos colaboradores, sobre hqs, filmes, seriados... bem como os lançamentos das editoras.

Yanker: Hoje há uma superexposição dos personagens dos quadrinhos em virtude das adaptações cinematográficas, até onde você acha que isso pode influenciar, sendo benéfico ou prejudicial ao futuro dos personagens.
Fernando: Particularmente acho que essas adaptações precisam ser feito como muuuuuuuuito planejamento, nada de ser feito nas coxas ou apenas pra aproveitar o hype, porque aí teremos uma superexposição negativa do universo das HQs.
Com certeza uma hora esses filmes vão saturar o mercado cinematográfico, mas ainda acho q não saturou... acredito que os estúdios tem muita lenha pra queimar, desde que mantenha a qualidade dos filmes. No final das contas, se continuar em alto nível, isso só tende a beneficiar o mundo dos quadrinhos.


Yanker: E o mercado nacional hoje, que análise você faz, tanto pra quadrinhos mainstream, quanto de editoras nacionais?
Fernando: Acredito que estamos no melhor momento para lançamentos de HQs nacionais. Tem muuuuita coisa boa saindo, e autores revelações do mais alto nível, porém, tem sim porcaria saindo, mas no Brasil é "proibido" falar mal de material nacional... rs...
Além das editoras que espertamente estão investindo nos autores nacionais, ainda acho que ainda não há uma editora realmente investindo pesado, muitos materiais são financiados pelos próprios autores ou com a ajuda dos leitores (crowfunding).
Acho que o mercado de publicação de hqs nacional ainda está crescendo.

Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Fernando: Bom gostaria de mandar um abraço pra todos os fãs e leitores da nona arte, e não deixam de acompanhar o Canal Central HQs.
Queria agradecer a Estante do Yanker pelo convite, foi uma entrevista divertida.
Abraços a todos!!!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...