14 outubro 2015

Entrevista: Ace Barros - Multiverso X


Saudações caros leitores, sabemos que nossas queridas figuras de ação são inspiradas nos mais diferentes tipos de mídia, como games, filmes, animações e quadrinhos. No entanto, os livros também são uma grande fonte de inspiração, mesmo que de maneira indireta, muitas vezes tendo seus principais personagens transportados para outras mídias, e assim atingindo um público bem maior, temos como exemplo disso os livros do Harry Potter, O Senhor dos Anéis e o Hobbit, As Crônicas de Nárnia, entre outros. E pra falar de livros, trago mais uma entrevista bacana, dessa vez com o editor do blog literário Multiverso X, com vocês o Capitão da nave Interlúdio... Ace Barros

Yanker: Saudações, apresente-se pra nossos leitores.
Ace: Saudações nobres apreciadores e apreciadoras da Estante do Yanker, aqui quem fala é Ace Barros, capitão da nave multiespacial Interlúdio, há 25 anos explorando os mais infindáveis universos da multicriação e agora, sempre que possível, tentado reuní-lo no Multiverso X. Fora do personagem, Ace é apenas um Baiano graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado, amante de Quadrinhos, Literatura Fantástica, Ficção Científica, Action Figures, Podcast e RPG.


Yanker: Vamos começar pelo Multiverso X, conte-nos como surgiu a ideia e um pouco de sua trajetória.
Ace: Bom, meu caro Yanker, espero que me permita ser prolixo ao tentar responder as questões.  Antes de falar do Multiverso X vou falar sobre a trajetória.
Apesar de conhecer a ferramenta Blog nunca pensei nela como uma opção para mim, sempre me vi escrevendo textos para revistas e contando minhas narrativas em livros. Porém, quando passei a explorar as possibilidades na faculdade tive vontade de ter um lugar para falar sobre coisas que gostava. Inicialmente comecei contribuindo com o blog da minha noiva, o Coisas de Meninas, com uma sessão chamada Um Toque Masculino. Lá falo até hoje sobre livros, séries, HQs e outras coisas, mas sentia que precisava de mais liberdade para falar de forma mais ampla sobre algo mais amplo.
Existe um determinado momento na vida em que notamos que se prender à um titulo ou uma única coisa é desperdiçar o que outras tem a oferecer. Por que ser Marvete, DCneco, Potterhead, Tributo, Meio-Sangue, Vampiros ou Robôs Espaciais de 30m de altura, se existem vários universos a serem explorados? Porque gostar mais de um livro, quadrinho ou filme em relação ao produto base se ambos são produtos diferentes? Existe um universo de opções em todos os campos possíveis, que servem de ponto parada ou mesmo de partida para sua jornada: seja desbravando outros mundos ou explorando o que o nosso oferece de melhor e pior.  Ou melhor dizendo: um Multiverso de opções te aguarda. E o X marca o lugar.
Foi dessa louca ideia que surgiu o Multiverso X, um lugar para convergir todos os universos. É claro que a ideia era mais ambiciosa do que minhas capacidades, mas tentar a cada dia não custa nada.


Yanker: O Multiverso X possui varias seções onde são abordados temas distintos, fale um pouco sobre elas.
Ace: Em tese essa é a divisão das sessões do Multiverso, embora nem todas consigam ser trabalhadas com frequência:
Audioverso - Universo habitado por postagens referentes ao... Áudio é claro. Por aqui transitam indicações e analises de trilhas sonoras, músicas, os milhares de bons podcasts que permeiam a internet e tudo mais que orbita essa esfera.
Bookverso - Aqui habita a literatura: tradicional ou não. Livros, Quadrinhos, E-Books, Contos, Graphic Novels, etc. Resenhas, opiniões e lançamentos sobre tudo que se encaixe no tema estará por aqui.
Especias e Promoções - Espaço para promoções e postagens eventuais que não se encaixem em nenhum outro universo. Sabe-se lá quando algo muito relevante fora das categorias vai acontecer, é bom estar preparado.
Gameverso - Universo dos jogos. Vídeo-Games, PC Games, Jogos de Tabuleiros, RPG, Card Game ou Salada de Frutas em folha de caderno, tudo isso você poderá encontrar por aqui. Falou em jogo tamo junto.
Ilustraverso - Todos elogiam uma boa capa, um bom quadrinho, um poster estupendo, mas nem todos valorizam que está por trás do trabalho. Universo voltado para a ilustração tradicional e digital, e suas ramificações.
Movieverso - Por essas bandas se encontram os filmes (óbvio), séries, animações, web-séries, documentários e até mesmo vlogs e novelas se for necessário. Uma câmera na mão e uma ideia (boa) na cabeça é bem provável que se encontre aqui.
Podcast - Área especial para podcasts e programas de outros gêneros produzidos pela equipe do blog. Conteúdos originais e/ou pertencentes aos nossos parceiros e blogs irmãos com a devida permissão.


Yanker: Falando de preferências literárias, qual seu gênero preferido, você se arrisca a fazer um Top 10 com as melhores obras que você já leu?
Ace: Essa sim é uma questão fácil de responder: fantasia é meu gênero favorito e não há dúvida alguma na hora da escolha.
Quanto a elencar um top 10 de melhores obras já considero uma tarefa difícil, já que melhor é algo subjetivo, porém posso fazer um top de obras que muito me agradaram e que recomendo com louvor.

- O Inimigo do Mundo (+ trilogia da Tormenta), Leonel Caldela.
- Kimaera - Dois Mundos, Helena Gomes
- O Nome do Vento (+ Crônicas do Matador do Rei) Patrick Hotfuss
- Mago (+ A Saga do Mago), Raymond E. Feist
- O Clã dos Magos (+ Trilogia do Mago Negro), Trudy Caravan
- A Filha do Império (+ Saga do Império), Raymond E. Feist & Janny Wurst
- O Hobbit, J.R.R.Tolkien
- Herdeiros de Atlântida (saga Filhos do Edén) Eduardo Spohr


Yanker: Que personagem do universo literário você considera memorável, digno de ser sempre lembrado?
Ace: Independente de gostarem ou não, acho que Harry Potter é um personagem memorável. Essa escolha foi difícil, pois muitos outros personagens me veem a cabeça quando penso em digno de serem lembrados, outros inclusive muito mais queridos. Porém nenhum deles é primeira resposta que veem a mente de um grupo grande, de um público mais amplo, e talvez esse seja o maior feito de Potter. Muitos responderiam o Hobbit, em vez de dizer Bilbo, mas Potter não seria esquecido.


Yanker: Livros são sempre grandes fontes de inspiração, sejam em séries, animações, filmes, e consequente figuras de ação, fale um pouco sobre coleção (como começou, primeiras figuras, foco atualmente, sonho de consumo).
Ace: Eu sou um homem de muitos hobbies e hoje minha coleção só não é maior por total falta de foco. Mas voltando ao principio... Sempre fui uma criança aficionada por figuras de ação, mas também muito econômico por conta da situação financeira, e isso afetou bastante a minha escolha quando comecei minha coleção de Figuras de Ação na adolescência. Optei pelas figuras em escala 1/18 (ou 3,75") por serem mais baratas e fáceis de conseguir. As minhas primeiras figuras foram G.I.Joes de quando o filme estreou -  Baronesa, Destro, Snake Eyes e Heavy Duty - de lá para cá adquiri outros Joes, mas a coleção saiu desse nicho para englobar toda e qualquer figura que seja da mesma escala e seja do meu interesse, mas não sou completista. Tenho Harry Potter, Hobbit, Robocop, Terminator, MIB, Marve, DC, Star Wars... uma verdadeira salada, mas sempre na mesma escala ou compatível, como figuras de personagens grades como o Gigante e menores como a Vespa.
Meu sonho de consumo? Eu diria que seriam customs feitos pelo Mike de La Paz, o cara é fera demais na escala e nenhuma coleção ficaria mais perfeita do que com aquelas esculturas.


Yanker: O Multiverso X aborda um tema que gosto muito que é o RPG, pra você como está o mercado nacional hoje?
Ace: O mercado nacional atualmente está em fase de expansão. Embora o conteúdo nacional tenha maior destaque na Jambô, hoje temos um grupo muito maior investindo no mercado. Hoje temos a REDBOX com produtos nacionais, a New Order trazendo sistemas novos, e muita coisa chegando via financiamento coletivo.
Outra questão é o crescimento das jogatinas online e grupos investindo nas famosas "lives" como divulgação e ferramenta de trabalho.


Yanker: Ainda falando de RPG, qual seu sistema e cenário favoritos?
Ace: Por mais que os jogadores mais experientes impliquem com a simplicidade e variedade dele, o meu sistema favorito sempre será o 3D&T. Foi ele que me apresentou a esse mundo e para mim ele é o mais amplo e abrangente possível, mesmo feito para cosias irreais é possível usá-lo para narrar histórias mundanas. Para isso basta o mestre adequar a narrativa à mecânica, e não apenas usá-la como desculpa.
Por sua extrema ligação com o 3D&T, Tormenta foi meu primeiro cenário e até hoje o meu favorito. Acho positiva toda a evolução que o cenário teve até hoje e como se consolidou no mercado, apesar de críticas.


Yanker: Hoje temos uma explosão de títulos de fantasia/ficção lançados constantemente, além do surgimento novas editoras, que estão apostando não apenas em best-sellers, mas também em autores menos conhecidos, como você vê o mercado literário nacional, em termos de vendas e do surgimento de novos autores nesse nicho?
Ace: As editoras finalmente entenderem que o Brasil tem público consumidor para o gênero e investir foi o passo mais lógico. Isso aconteceu não apenas por causa dos jovens que são apaixonados por sagas, mas pelo crescimento do "grupo nerd" que hoje é tido como um grande mercado. Acho muito bom as editoras investirem em novos autores e também trazer autores que nunca tivemos a chance de conhecer, isso é maravilhoso!


Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Ace: Galera, sintam-se a vontade para acessar e conhecer o Multiverso X e seguir a gente nas redes sociais TwitterInstagram e FacebookYanker, meu velho, quem agradece sou eu, continue fazendo um bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...