07 setembro 2016

Pokémon GO


Saudações caros leitores, hoje nossa postagem vai abordar a nova mania que se espalhou por todos os cantos nos últimos meses, a febre mundial Pokémon GO. Então prepare suas Pokébolas, ative um incenso e um Lucky Egg, procure o PokéStop mais próximo e não se esqueçam do lema... Gotta Catch 'Em All!

Já alerto desde o inicio, que essa postagem não se trata de nenhum guia de como jogar, mesmo por que guias e dicas sobre o jogo é o que mais se vê atualmente por aí. O objetivo é apenas transmitir algumas de minhas impressões sobre o jogo, afinal temos uma avalanche de opiniões tanto a favor quanto contra, postadas na net diariamente, então resolvi testar o famigerado joguinho de realidade aumentada criado pela Niantic.

Bem, como todos devem saber, após baixar e instalar o aplicativo, o primeiro passo é pegar seu primeiro Pokémon, de início você já avista três dos Pokémons do Ash, Bulbassauro, Charmander e Squirtle. O jogo é bem intuitivo, e apesar de não estar traduzido para o português, os termos em inglês são de fácil compreensão. Depois disso é só sair por aí que logo, logo, Pokémons aparecerão em seu raio de alcance.

 
















Jogar a Pokébola pra capturar o Pokémon pode ser um desafio, já que eles pulam, atacam e até fogem, prepare-se para perder várias delas até pegar o jeito, o legal é que você pode reabastecer seu estoque gratuitamente indo aos PokéStops, além de pegar outros itens úteis, como Potions, Razz Berry e Eggs.


















É bem divertido ir identificando as silhuetas que aparecem quando Pokémons desconhecidos estão próximos a sua região, lembra bem aquela parte que aparecia no anime, antes do comercial, “Quem é esse Pokémon?”
















Capturei Pokémons em diversos lugares, até mesmo em casa, sem precisar ficar vidrado no por horas no jogo, já que o tempo que tenho é bem reduzido, consequentemente meu progresso no jogo é lento. O fato de conhecer um pouco da temática, certamente contribuiu pro jogo ficar mais divertido.


















Apesar de não ter jogado nenhuma das versões dos games, assisti vários episódios do anime, até a temporada The Johto Journeys, além de ter lido alguns capítulos do mangá. Mas minha principal fonte de informação foi sem dúvida a saudosa Dragão Brasil, em três edições (54,55 e 56) ela trouxe detalhes sobre aquelas simpáticas criaturinhas e todas suas estatísticas prontinhas para 3D&T. Esses foram sem dúvida elementos que me fizeram gostar de Pokémon GO, confesso que não lembrava do nome de todos, nem de suas evoluções, mas está sendo muito legal relembrar enquanto vou capturando os monstrinhos.


Por enquanto estou apenas tentando completar minha Pokédex, já consegui rachar alguns ovos, até mesmo de 10 km, que trazem Pokémons mais difíceis de encontrar. Sobre as batalhas no Gym, pelo que pude ver o segredo é escolher os Pokémons mais adequados, de acordo as fraquezas do oponente, por exemplo, Pokémons do tipo fogo são mais suscetíveis aos ataques do tipo água. Pra atacar basta clicar freneticamente na tela, o que vai causando dano até carregar o ataque especial, que tira ainda mais HP do adversário. Devo voltar a batalhar quando aumentar um pouco mais o nível e evoluir decentemente alguns bichinhos. Dominar Gyms rende Pokécoins, que seria o basicamente o dinheiro do mundo de Pokémon.
















Minha sensação é de estar colecionando um álbum de figurinhas, só que ao invés de ir a banca comprar pacotinhos, basta você coletá-los pela sua cidade. O sistema de evolução é bem interessante, fazendo você querer pegar sempre qualquer Pokémon que aparece, já que eles sempre renderão stardust e candys, materiais indispensáveis para evolução.

















Outro detalhe são os times, no level 5 você escolhe um deles, cada um representado por uma cor e um dos pássaros lendários, são eles: Team Instinct: Amarelo – Zapdos; Team Mystic: Azul – Articuno e o Team Valor: Vermelho – Moltres. Escolhi o Team Mystic, que tem como líder a treinadora Blanche


A escolha do time deve ser de acordo com o gosto pessoal de cada jogador, com que características ele mais se identifica. Vi em alguns sites dicas de como escolher o time, no caso do time Mystic o jogador deve ser uma pessoa calma, inteligente ou analista; gostar de azul; ter jogado Pokémon Blue; ter escolhido Squirtle como inicial; e o Articuno ser sua ave lendária favorita. Se fosse por esses motivos não escolheria nenhum dos três times, já que gosto de verde, não joguei nenhum Pokémon, escolhi Bulbassauro como inicial, e das aves lendárias só lembrava mesmo do Lugia, acabei escolhendo pelo fator inteligência hehehehe.


Pela internet a fora, podemos encontrar dois grupos distintos, um que ama e outro que odeia Pokémon GO, os que defendem dizem que o jogo se torna uma atividade saudável, no momento em que faz você sair de casa e caminhar pra encontrar os Pokémons, e contar quilômetros para rachar os ovos, as PokéStops seriam ponto de encontro de jogadores, permitindo um maior convívio social. Os que odeiam, dizem coisas como, o jogo ser coisa de desocupado ou de adoradores do diabo. Além disso, há as noticias sobre jogadores assaltados, ou que se machucaram por não prestar atenção no que estava acontecendo a sua volta.


Exageros a parte, tanto de defensores quanto de acusadores, alguns pontos devem ser considerados. Caminhar é realmente um ponto positivo, sobretudo em nossa sociedade cada vez mais sedentária, mas aí vai do cuidado de ver para onde se estar indo. A falta de segurança faz com que ir a determinados locais com o celular a vista se torne uma atividade de alto risco, devido ao grande número de assaltos que ocorrem atualmente, isso não é nenhum “mérito” do jogo, diga-se de passagem. Sobre a perseguição a Pokémon GO, isso infelizmente já era até esperado, afinal não seria a primeira vez que isso acontece, já vimos esse mesmo filme com outros games, como GTA e Assassin’s Creed, aliás, games eletrônicos acabam sempre levando a culpa por alguma coisa ruim. Um exemplo bem semelhante desse tipo de perseguição é o nosso querido RPG de mesa, que já foi acusado de ser obra do demônio, proibido em certas localidades, sendo considerado até atividade criminosa. Também é importante lembrar que usar o celular sem prestar atenção ao seu redor, em algum momento pode te trazer danos, com um tombo ou algo pior, independente de ser jogando Pokémon GO, teclando no WhatsApp, utilizando qualquer tipo de aplicativo ou até mesmo fazendo uma ligação. Bem como jogar enquanto dirige, já que celular e direção são uma combinação extremamente perigosa.


Se você gosta de games ou de Pokémon vale a pena dar uma conferida, tendo o cuidado para jogar apenas em locais seguros, como parques e shoppings, além de prestar atenção onde pisa. Se você não gosta nem de jogos, nem de Pokémons é admirável você ter lido esse texto até aqui, mas de qualquer forma reflita um pouco, informe-se antes de disseminar opiniões preconceituosas, tire suas próprias conclusões depois de conhecer um pouco mais sobre o assunto, isso vale não apenas para jogos, mas qualquer tipo de atividade. Respeito é a palavra-chave.

Como uma boa fonte de informações sobre o Pokémon GO, recomendo dar uma olhada nas dicas e tutoriais do site Nerd Maldito.

Até a próxima!!!

4 comentários:

  1. Eu mesmo já cheguei a jogar Pokémon. E ao ver o Go, sinto um tremendo choque cultural.

    Agora não é mais preciso enfraquecer os bichos antes de capturá-los. Tem que jogar uns doces e depois a Pokébola. Eu tinha um guia de bolso com uma lista de cada Pokémon e como lidar com ele, mas pelo visto agora isso é inútil. Embora pelo visto as batalhas não tenham sido abolidas totalmente.

    Deve ser legal andar por aí e de repente trombar com um Pokémon. É bom também para estimular a exploração da cidade em que vivemos. Foi uma boa jogada essa da Niantic.

    Sempre vão existir aqueles que demonizam o que não conhecem. Também peguei essa parte nos RPGs de mesa. Havia quem dissesse que se tratava de um "ritual satânico". E basta surgir alguém fora da curva que pratica um delito que logo vão por a culpa nos jogos. Isso é uma coisa que temo que nunca vá mudar.

    No total um bom resumo do jogo. Agora é torcer pelo uso consciente por parte de todos. E concordo, Respeito é a palavra chave!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Usys!
      Acredito que dá pra implementar várias melhorias no game, principalmente no sistema de captura e batalha, talvez isso venha com o tempo.

      Excluir
  2. Quando lançaram o jogo, fiquei ansioso para baixar para começar a jogar e assim o fiz!

    Como o Usys comentou, ainda acrescento que senti falta da parte de enfraquecer o pokémon antes de capturá-lo, porque só restam os doces e batalhas para aumentar a experiência de seus monstrinhos.

    Já tive a oportunidade de capturar pokémon em vários pontos de minha cidade, como Shoppings, aeroporto, praias, pontos turísticos e já perdi a conta de quantos tipos já apareceram em minha casa! Estou com 59 capturados na pokédex. As evoluções estou conseguindo mediante doces (capturando vários do mesmo tipo).

    Espero que venham as atualizações do tipo que seja possível realizar troca de pokémon com outros jogadores e também que haja duelos fora dos ginásios.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Adelmo!
      O sistema de captura é um tanto injusto, principalmente quando o nível aumenta, mesmo utilizando Razz Berry e GreatBalls ainda é possível não só o Pokémon sair da bola, como fugir, o que dá a entender que há uma certa aleatoriedade no sistema. Li nos últimos dias que ações como trocas e lutas entre jogadores podem surgir nas próximas atualizações, espero que os desenvolvedores procurem sempre maneiras de inovar, pra o jogo não cair na mesmice.
      Abraço!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...