25 março 2017

Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day)


Criado pela Tolkien Society, o Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day) é comemorado no dia 25 de março, através de leituras da obra do Professor, data que coincide com o dia da Queda de Sauron no final da Guerra do Anel. O tema deste ano é "Poesia e Canções na Ficção de Tolkien" (Poetry and Songs in Tolkien’s Fiction). As obras do Mestre Tolkien são recheadas de belas poesias e canções, como exemplos temos o livro “As Aventuras de Tom Bombadil” escrito em versos que traz de volta um dos personagens mais enigmáticos que surgem durante a Saga do Anel; “A Última Canção de Bilbo” uma bela narrativa em forma de poesia sobre a última viagem de Bilbo Bolseiro; além de vários poemas e canções espalhados ao longo de obras como “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”.

O evento principal será realizado no Story Museum, em Oxford, e consistirá em leituras do livro Sr. Bliss (Mr. Bliss) pela contadora de histórias Lucy Walters, além de palestra com o professor Adam Roberts, da Universidade de Londres. A Tolkien Society incentiva que escolas, museus e bibliotecas realizem seus próprios eventos nesse dia.

Para celebrar esse dia escolhi como leitura uma canção presente no livro “O Hobbit”, que é cantada durante a festa inesperada em Bolsão, ela mostra uma face divertida dos anões, “trolando” o pobre Bilbo, diferindo do que costumamos ver comumente na literatura de fantasia, que geralmente caracterizam os anões como sisudos e rabugentos.

"Copos trincados e pratos partidos!
Facas cegas, colheres dobradas!
É isso que em Bilbo causa gemidos
Garrafas em cacos e rolhas queimadas!

Pise em gordura, corte a toalha!
Sobre o tapete jogue os ossinhos!
O leite entornado no chão se coalha!
Em cada porta há manchas de vinho!

Jogue esta louça em água fervente
Soque bastante com este bastão
Se nada quebrar, por mais que se tente
Faça rolar, rolar pelo chão!

Isso é o que Bilbo Bolseiro detesta!
Cuidado! Cuidado com os pratos da festa!"

Pudemos ver uma versão desta canção no filme “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” (The Hobbit: The Unexpected Journey) lançado em 2012.


Uma versão dessa canção cantada pelo próprio Professor pode ser ouvida no excelente canal Tolkien Talk AQUI.

Outro trecho que gostaria também de destacar, visto em “O Senhos dos Anéis”, é uma passagem durante a coroação de Aragorn em Minas Tirith, que foi musicaliazada no filme “O Retorno de Rei”, interpretada magnificamente em Quenya pelo ator Viggo Mortensen.

“Et Eärello
Endorenna utúlien
Sinome Maruvan
ar Hildinyar tenn' Ambar-Metta”


Traduzido como:
"Do grande mar vim para a Terra-média.
Neste lugar vou morar, 
e também meus herdeiros,
até o fim do mundo."

Então, escolha sua poesia ou canção favorita e compartilhe essa leitura com todos seus amigos!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...