15 novembro 2018

Lançamento de Beren e Lúthien - J.R.R. Tolkien



No ultimo sábado, 10 de novembro, ocorreu simultaneamente em várias cidades brasileiras o lançamento do livro Beren e Lúthien de J.R.R. Tolkien, que conta a história do amor entre um homem mortal e uma princesa élfica, e a jornada de ambos contra Morgoth, o Sombrio Inimigo. Lançado originalmente em 2017 foi editado por Christopher Tolkien, traduzido por Ronald Kyrmse, com ilustrações de Alan Lee.


O evento foi uma iniciativa do canal Tolkien Talk em parceria com a editora HarperCollins, ocorrendo em 15 cidades do país – Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Vila Velha, contando com leituras, cosplays, distribuição de brindes, além do lançamento o evento também contou com o Encontro de Fãs, com troca de informações sobre o novo livro, bem como da obra do Professor Tolkien.


Tivemos a oportunidade de participar do evento em Aracaju/SE, que ocorreu na Livraria Saraiva no Shopping RioMar, onde a apresentação do livro, representando o Tolkien Talk, ficou a cargo do professor de inglês e entusiasta de Tolkien, Leonardo Lisboa, com auxilio de William Cristianotambém professor de inglês e fã de longa data do Legendarium.

William Cristiano e Leonardo Lisboa

Além da apresentação do lançamento de Beren e Lúthien, Leonardo fez comparações com edição americana, ressaltando a qualidade de acabamento e esmero da editora, houve ainda leituras de trechos do livro, comentários sobre a obra do Professor e um ótimo bate-papo com os fãs que prestigiaram o lançamento, foram ainda distribuídos aos presentes um kit com sacola, pôster e marcador ilustrados com a belíssima arte de Alan Lee e o sorteio de uma edição do livro.


Esse é o quarto lançamento da HarperCollins desde que assumiu os direitos de publicação dos livros de Tolkien no Brasil, foram lançados: “J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis - O Dom da Amizade” de Colin Duriez, que conta além da biografia dos autores, como foi a relação de amizade entre o criadores de “O Senhor dos Anéis” e das “Crônicas de Nárnia”. “J.R.R. Tolkien - Uma Biografia” de Humphrey Carpenter, livro esgotado em português há vários anos, que conta com a biografia mais fidedigna já lançada sobre Tolkien. “A Queda de Gondolin”, escrito por Tolkien e editado pelo seu filho Christopher Tolkien, que fecha a “trilogia” dos grandes contos presentes no “Silmarillion”. Todos com capa dura e excelente acabamento.


Aproveito pra indicar a vídeo resenha de Beren e Lúthien feita pelo Leonardo em seu canal Livros e Etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...