25 março 2022

Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day) 2022

 


Saudações caros leitores, hoje 25 de Março é comemorado o “Dia de Ler Tolkien” (Tolkien Reading Day), o evento foi criado por iniciativa da Tolkien Society da Inglaterra, e consiste em celebrar a obra do Professor Tolkien através de leituras de diversos trechos de seus livros, todos os anos uma temática diferente é escolhida, esse ano o tema é “Love and Friendship” (Amor e Amizade).  A data de 25 de março foi escolhida por coincidir com a derrota definitiva de Sauron pela destruição do Um Anel.

O trecho que escolhi fala do destino final de Aragorn e Arwen, ela que abriu mão da imortalidade pra permanecer na Terra-Média ao lado de seu amor.

“Arwen tornou-se uma mulher mortal, mas apesar disso não era seu destino morrer até perder tudo o que ganhara.

"Como rainha dos elfos e dos homens, ela viveu com Aragorn por cento e vinte anos em grande glória e felicidade; mas por fim ele sentiu a aproximação da velhice e sabia que seu tempo de vida estava se esgotando, por mais longo que pudesse ter sido. Então Aragorn disse a Arwen:

— Finalmente, Senhora Estrela Vespertina, belíssima neste mundo, e muitíssimo amada, meu mundo está se acabando. Eis que acumulamos e gastamos, e agora a hora do pagamento se aproxima!...”

 

“... — Senhora Undómiel — disse Aragorn —, a hora é realmente difícil, mas ela foi feita no mesmo dia em que nos encontramos sob as bétulas brancas no jardim de Elrond, por onde agora ninguém caminha. E sobre a colina de Cerin Amroth, quando rejeitamos tanto a Sombra como o Crepúsculo, foi este o destino que aceitamos. Aconselhe-se consigo mesma, minha amada, e pergunte-se se realmente gostaria que eu esperasse até mirrar e cair de meu alto trono, sem virilidade e sem razão. Não, senhora, sou o último dos númenorianos, e o último rei dos Dias Antigos; a mim foi concedida não apenas uma longevidade três vezes maior que a dos homens da Terra-média, mas também a graça de ir quando quisesse, devolvendo a dádiva. Agora, portanto, vou dormir. Não lhe direi palavras de consolo, pois não há consolo para uma dor assim nos círculos do mundo. A escolha suprema se coloca diante de você: arrepender-se e ir para os Portos, levando para o oeste a lembrança dos dias que passamos juntos, que lá serão sempre verdes, embora não passem de uma lembrança, ou então conformar-se com o Destino dos homens.

— Não, querido senhor — disse ela. — Essa escolha há muito não existe mais. Agora não há um navio que pudesse me levar para lá, e devo de fato me conformar com o Destino dos homens, quer queira quer não: a perda e o silêncio. Mas digo-lhe, Rei dos Númenorianos, só agora entendo a história de seu povo e de sua queda. Desprezei-os como tolos miseráveis, mas por fim sinto pena deles. Pois, se realmente esta for, como dizem os eldar, a dádiva do Um concedida aos homens, é uma dádiva amarga de receber.

— Assim parece disse ele. — Mas não nos deixemos derrotar no último teste, nós que há muito tempo renunciamos á Sombra e ao Anel. Devemos partir com tristeza, mas não com desespero. Veja! Não estamos para sempre presos aos círculos do mundo, e além deles há mais do que lembrança. Adeus! Estel, Estel! — gritou ela, e nesse momento, na hora em que tomou sua mão e a beijou, Aragorn adormeceu. Então revelou-se nele uma grande beleza, tanto que todos os que vieram depois para vê-lo olhavam-no admirados, pois viam que a graça de sua juventude, a coragem de sua virilidade, a sabedoria e a majestade de sua velhice estavam mescladas em seu rosto. E por muito tempo ficou ali deitado, uma imagem do esplendor dos Reis dos Homens, numa glória que não se apagou antes da destruição do mundo.”

O Retorno do Rei - Apêndices - Do Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei

A Tolkien Society incentiva que escolas, museus e bibliotecas realizem seus próprios eventos nesse dia, além de convocar que os leitores em todo mundo compartilhem seus trechos favoritos nas redes sociais usando a hashtag #TolkienReadingDay2022.

Além disso, eles deixam diversas sugestões de como participar:

1. Empréstimos de livros ou e-books da biblioteca, seja de sua universidade, faculdade, escola ou comunidade;

2. Pela plataforma Audible.co.uk, que disponibilizam várias obras de Tolkien (em inglês);

3. Através de Podcasts!, como o The Prancing Pony Podcast, The Tolkien Professor e The Tolkien Road;

4. Pelo preview de livros de Tolkien disponibilizado no site da Amazon;

5. Ou simplesmente conversando com seus amigos e partilhando seus trechos favoritos.

Escolha sua passagem favorita e vamos todos celebrar mais uma vez a obra do Mestre Tolkien.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...