23 setembro 2014

Entrevista: Alex Silva - Transformers Dioramas



Saudações caros leitores, depois de uma breve ausência, estou de volta com nossa entrevista semanal. Dessa vez, o convidado é o Alex Silva, colecionador de Transformers e editor do site Transformers Dioramas. Boa leitura!!!


Yanker: Saudações camarada, apresente-se pra nossos leitores.
Alex: Saudações Cybertronianas... Sou W. Alex. Silva, resido em São Paulo/SP, editor do site Transformers Dioramas –Brazilian Fansite, destinado aos fãs e colecionadores brasileiros de Transformers.

Yanker: Como foi seu primeiro contato com as figuras de ação, e mais especificamente com os Transformers?
Alex: Em 1985 com a chegada dos primeiros Tranformers no Brasil pela Estrela, ganhei de presente no dia das crianças o meu primeiro Transformers: o Transformers[Generation 1]: Gears (Robocar Pick Up – Orange Version). Item este que infelizmente não possuo mais, mas que ainda tenho por intuito adquirir. Também nesta época eu acompanhava as Revistas em Quadrinhos da Editora Rio Gráfica, que posteriormente passaram a Editora Globo.           
Durante minha infância tive vários Transformers da Estrela, dos menores até os de controle remoto. Foi uma época mágica, de descoberta e que marcou significativamente o período. Relembro que meu aniversário de 10 anos, foi com o tema dos Transformers e além da decoração, eu coloquei todos os meus carrinhos em cima da mesa de aniversário como enfeite de decoração.


Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador?
Alex: Sempre fui fã de Transformers e com o lançamento do filme em 2007 e o lançamento das figuras do filme, a vontade de tornar a ter os brinquedos aumentou, principalmente pela engenharia, que as deixou exatamente como vemos nos filmes. Contudo, foi somente em 2009 que comprei a minha primeira figura, o Deluxe Class Scorponok, perdido em meio a algumas caixas numa loja de brinquedo. Era a última figura e não tive dúvidas: Vou levar!

Yanker: Qual o foco da sua coleção hoje? Além de Transformers, você tem algum outro tipo de coleção?
Alex: Apesar de gostar de vários outros universos ficcionais, mantive meu foco somente em Transformers, especificamente da linha Movie, Transformers: Prime & Prime (Beast Hunters) e mais atualmente na linha Generations [Thrilling 30] que está trazendo diversas personagens atualizadas em suas versões G1.

Yanker: Qual a sua peça preferida, aquela que você escolheria pra representar toda sua coleção? E qual o que te deu mais trabalho pra conseguir?
Alex: Sem sombra de dúvidas a Transformers (2007): Deluxe Class Scorponok é o xodó da coleção, por ter sido a primeira de todas. E a figura que ainda mais tem me dado “dor de cabeça” para adquirir é a Transformers: Revenge of the Fallen - Supreme [Combiner] Class Devastator.


Yanker: Transformers foi um sucesso na década de 1980, e hoje é uma franquia de grande sucesso também, qual sua opinião sobre as modificações na concepção original da história e dos personagens?
Alex: Existe uma grande batalha entre os fãs da G1 e da atual revitalização apelidada de Bayformers. Embora, também tenha uma grande preferência pela G1, gostei da atualização feita pelos filmes novos, com certa ressalva, obviamente. Algumas mudanças foram bem interessantes, já outras deixaram muito a desejar. É claro que na visão de fã, vejo alguns erros “imperdoáveis”, mas sabemos que os filmes não são feitos somente para os fãs, mas o público em geral, que em sua maioria ou não entende a história ou só querem ver as coisas explodindo. E isto o Michael Bay sabe fazer com ninguém. (RISOS)

Yanker: E o Transformers Dioramas, fale um pouco sobre a trajetória do site e seus demais projetos.
Alex: O Transformers Dioramas foi criado inicialmente como um blog, para mostrar as maquetes, que designei como dioramas, que eu fazia com as figuras Transformers do novo filme. A ideia surgiu, após ter sido sugerido pelo dono de uma loja de brinquedos aqui de São Paulo de eu criar um blog para mostrar meus trabalhos. Levei 3 meses estudando blogs de sucesso e finalmente no dia 01 de janeiro de 2010, lancei o blog que viria a se tornar a maior referência sobre Transformers do país.
O Transformers Dioramas acabou chamando a atenção da própria Hasbro do Brasil, a qual passou a fornecer periodicamente informações e produtos para que o site pudesse ter sempre informações exclusivas sobre franquia no país, um feito inédito que nunca tinha ocorrido com um site ou blog nacional.


Yanker: Um dos atrativos do site é justamente a confecção de dioramas, fale um pouco sobre esse trabalho.
Alex: A proposta do site era no Brasil, com relação a apresentação de dioramas exclusivamente sobre Transformers e por tal exclusividade, o site acabou ganhando o reconhecimento da Hasbro do Brasil e se destacando internacionalmente frente aos maiores sites sobre a franquia no mundo.
Outro detalhe é que sempre quis mostrar que é possível a qualquer um confeccionar um diorama, bastando ter um pouco de imaginação, assim, no site é possível encontrar dicas e sugestões de materiais e figuras, tornando-o ainda mais atrativo, tanto para adultos como para crianças.
De início a maior dificuldade era devido ao número limitado de figuras, mas com o tempo, ao recebê-las de lojas de brinquedos e também da própria Hasbro, o acervo cresceu significativamente, permitindo assim a criação de dioramas com os mais diversificados temas.

Yanker: Como você vê a situação do mercado nacional hoje em relação as figuras de ação?
Alex: Durante um período tive oportunidade de estar onde muitos fãs e colecionadores adorariam, dentro da própria Hasbro do Brasil. Num feito inédito a Hasbro, contratou um fã e colecionador como consultor e diante disto foi realizada a maior ação oficial já feita no Brasil, em comemoração ao aniversário mundial da franquia. As maiores dificuldades que pude perceber de uma forma generalizada foram:
1 - As figuras que chegam ao país são definidas pela matriz norte-americana. Não existe qualquer consulta a sede brasileira dos itens desejados por fãs e colecionadores;
2 - As pessoas que pensam o como serão divulgadas as figuras e realizadas as ações no país, conhecem muito pouco sobre a franquia.
Embora tenha observado esses pontos negativos, vale a ressalva de que a minha contratação foi um marco histórico e diferencial para o fandom brasileiro, ao contribuir diretamente para que o evento realizado fosse feito com o olhar de um fã. E o trabalho foi tão bem aceito que agora está rodando o Brasil, um feito nunca antes alcançado com uma exposição de Transformers no país.

Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Alex: Agradeço a oportunidade dada e espero que o trabalho em desenvolvimento no Transformers Dioramas venha a contribuir não tão somente para o fandom de Transformers, mas que sirva para mostrar que o colecionismo brasileiro está crescendo e que os fãs e colecionadores brasileiros merecem ser tratados com respeito e profissionalismo pelas empresas e lojas do segmento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...