08 setembro 2014

Entrevista: Alexandre Lopes - FDACAST



Saudações caros leitores, apresento a vocês mais um convidado para nossa entrevista semanal. Com vocês o colecionador Alexandre Lopes, falando um pouco de sua coleção e do FDACAST, o primeiro podcast sobre figuras de ação do Brasil.


Yanker: Saudações camarada, apresente-se pra nossos leitores.
Alexandre: Sou Alexandre Lopes, colecionador e editor do FDACAST, o podcast figuras de ação.


Yanker: Como foi seu primeiro contato com as figuras de ação?
Alexandre: Fui uma criança feliz nos anos 80. Tive desde os super-heróis estáticos da Gulliver, passando pelos falcons, até chegar nos comandos em ação, o que veio a se tornar conhecido por nós mais tarde como action figure.


Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador?
Alexandre: Tomei conhecimento da coisa no início dos anos 2000, mas tomei coragem de adquirir meu primeiro item, (um Thor série 3 na linha Marvel Legends) só em 2004 daí em diante, não parei mais de comprar.


Yanker: Qual o foco da sua coleção hoje? E qual a sua peça preferida, aquela que você escolheria pra representar toda sua coleção?
Alexandre: Meu foco é o cinema sci-fi, sou apaixonado por Star Wars e pela cinessérie Alien, principalmente os dois primeiros filmes, então quase tudo que veio antes ou se deriva desses universos me atrai. E quando falo em sci-fi, incluo sempre super-heróis.
É difícil eleger um item favorito, é como escolher o melhor filho, no momento tenho pego quase tudo no que se refere as estatuetas Star Wars ARTFX+ do Kotobukiya e tem me chamado atenção a linha Monsterarts da Bandai que considero a maior promessa no momento em action figures.


Yanker: Além de figuras de ação, você tem algum outro tipo de coleção?
Alexandre:Dvds, blu-rays, coffee tables books e gibis encadernados.

 

















Yanker: Como surgiu a ideia do FDACAST?
Alexandre: O FDACAST surgiu das muitas conversas que tive com meu amigo Lord Jubilus, pois sempre tratávamos do assunto com um preciosismo que mais tarde iria redundar naturalmente na ideia de fazermos um podcast. Foi na mesma época que conheci pessoalmente o Paulo Vayssieri, que já vinha pensando em fazer algo do gênero e tudo coincidiu com outro colecionador, o Rodrigo Motta, abrir um tópico no fórum FDA apresentando a ideia, então com esses três acabei montando o time para as primeiras gravações. Ao longo desses 3 anos, foram sendo convidados mais membros do fórum que agregaram em muito ao projeto e hoje posso dizer que tenho uma equipe formada. Ou quase rss.


Yanker: Quais as principais dificuldades de manter o podcast no ar, sempre com qualidade que acompanhamos.
Alexandre: Eu sempre digo que o FDACAST é uma extensão do meu hobby e as vezes dedico mais tempo a ele do que à coleção, então encontrar esse tempo é a maior dificuldade. E me refiro também aos demais colaboradores, pois todos tem outras atividades além do trabalho e, apesar de não parecer, produzir um podcast não é tarefa fácil, demanda um esforço hercúleo e muito desse tempo livre. É um trabalho louco, mas que no final, como diria meu amigo Ary Homem Borracha, "É um puta tesão" vê-lo pronto e reconhecido pelo público.


Yanker: Hoje o FDACAST não é apenas um podcast, mas tem outros projetos paralelos, fale um pouco sobre eles.
Alexandre: Nossa proposta é divulgar e discutir sobre o hobby de forma séria, algo que seja apresentado para o leigo como algo a ser respeitado, pois representa uma fatia considerável em termos de mercado nerd/geek hoje. Por conta disso, procuramos usar todas as ferramentas de mídia disponíveis na intenção de aumentar nossa abrangência de público, pois em tempos de internet, é difícil se manter em uma única plataforma.
A pré-produção do FDACAST foi outra evolução do nosso trabalho, porque no início, a produção das pautas demandava muito material escrito, e como fazíamos "resumões" em cima de literatura especializada, retomamos o hábito à escrita, e em consequência disso, acabou gerando a parte editorial do blog com resenhas de filmes, hqs, guias de figuras e afins.


Yanker: Como você vê a situação do mercado nacional hoje em relação as figuras de ação?
Alexandre: Com todos os entraves promovidos pelo nosso governo, tenho observado que os colecionadores tem recorrido menos as importações, o que tem contribuído em muito para aquecer nosso mercado interno, o que ao meu ver é muito interessante pra todos e torço para que tenhamos ainda mais lojas físicas e um mercado mais competitivo.


Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Alexandre: Agradeço o convite e preciso agradecer também a todos os meus colaboradores, ao Fórum Figuras de Ação e aos colecionadores e ouvintes do FDACAST que tem nos acompanhando nesses 3 anos e pedir que continuem conosco porque vem novidades por aí, cabeças explodirão.
Vida longa e próspera ao colecionismo!


2 comentários:

  1. Grande Yanker,

    mais uma oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre esse universo do colecionismo!

    Com relação ao Fórum já havia passeado por ele algumas vezes mas o FDAcast é novidade! gostei bastante de algumas postagens e manchetes. Legal a dica!

    Parabéns por mais esta entrevista!

    Parabéns também ao entrevistado Alexandre Lopes, pelo belo e diversificado acervo, pelo desenvolvimento e perseverança nas publicações podcast.

    Sucesso à ambos para os novos projetos!

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcius! O FDACAST é um ótimo podcast, vale a pena ouvir.
      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...