31 agosto 2014

Entrevista: Cristiano - Playtutomobil



Continuando com a série de entrevistas com colecionadores, que ajudam na divulgação do nosso hobby através de blogs/sites, apresento o convidado dessa semana, que além de colecionador é também customizador de Playmobil, com vocês Cristiano, falando um pouco de sua coleção e seu blog Playtutomobil.




Yanker: Saudações camarada, apresente-se pra nossos leitores.
Cristiano: Olá, meu nome é Cristiano de Paula, tenho 38 anos, nasci e cresci na cidade de São Paulo eatualmente trabalho como analista de sistemas. Sou são-paulino de coração e apreciador de um bom hip-hop. Nas horas vagas divido meu tempo entre assistir seriados, jogar vídeo-game e customizar e criar cenários com Playmobil.


Yanker: Como foi seu primeiro contato com Playmobil?
Cristiano: Sou de 1975, como boa parte da garotada desta época, adorava brincar com bolinhas de gude, jogar futebol de botão,carrinhos de rolimã, etc. mas sempre tive uma paixão enorme por bonecos. Não me recordo exatamente como foi o primeiro contato com Playmobil, provavelmente eu devia ter uns 4 ou 5 anos, mas me recordo muito bem de brincar, sozinho, por horas com estes amiguinhos, especialmente os soldados da união e alguns astronautas.


Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador?
Cristiano: Eu adoro colecionar coisas, com quinze anos comecei a trabalhar como office-boy e me lembro de que pedia para a secretária do escritório guardar para mim os selos das cartas que recebiam,ainda tenho alguns em casa. Depois disso, já colecionei moedas, discos em vinil, cd´s e todo tipo de tranqueira. Até que, em 2009, durante uma viagem, me deparei com Playmobil em uma loja e aí não resisti, comprei alguns itens para matar a saudade, entre eles o imperador romano, que achei espetacular. De lá para cá, sigo colecionando Playmobil.Minha coleção já deu várias reviravoltas, no começo não foquei em nenhum tema específico e saí atirando para todo lado, comprando de tudo um pouco, até que o espaço acabou e precisei reestruturar a coleção, direcionando o foco para temas específicos.


Yanker: Qual o foco da sua coleção hoje?
Cristiano: Sou apaixonado por história, em especial história americana e mundial. Então, eu diria que, meus temas favoritos são os militares, como a guerra civil americana, romanos, polícia e bombeiros. Mas confesso que não sou tão disciplinado assim, se aparecer um item fora desses temas e  chamar a minha atenção, provavelmente comprarei.


Yanker: Qual a sua peça preferida, aquela que você escolheria pra representar toda sua coleção?
Cristiano: Puxa, que difícil. Cada projeto consome horas de trabalho, cada item reflete uma época, um aprendizado. Por exemplo, me lembro que gostei tanto de jogar Tomb Raider 2013 no PS3 que assim que conclui o jogo me bateu um sentimento de que eu “precisava” customizar uma Lara Croft. Mas se eu tivesse que escolher apenas um item, provavelmente eu escolheria um bombeiro, que fiz para homenagear todos os bombeiros que perderam suas vidas no ataque terrorista de 11 de setembro. Essa peça foi inspirada em uma famosa escultura de gelo e que, ao menos para mim, provoca um sentimento muito forte.


Yanker: Além de Playmobil, você tem algum outro tipo de coleção?
Cristiano: Sim, coleciono moedas norte-americanas, filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e figuras de ação, em especial dos temas South Park e WalkingDead.

  
Yanker: Além de colecionar você também customiza, fale um pouco sobre seu trabalho.
Cristiano: Com o tempo descobri que sou muito mais um customizador do que um colecionador. Digo isso porque hoje já não faço mais questão de guardar os itens na caixa original, completar determinado tema ou série, muito menos catalogar nada. O que amo mesmo é poder criar personagens exclusivos que ainda não existem no universo Playmobil, nem que para isso seja preciso serrar, cortar, emassar, lixar e pintar um boneco ou veículo novinho rsrsrs. Na verdade, sempre admirei muito a arte do Modelismo e então comecei a ler muito sobre técnicas de pintura, iluminação, utilização das ferramentas, como um aerógrafo, por exemplo. Sabe, me fascina como é possível usarmos nossa criatividade e diversos tipos de materiais alternativos para simularmos todo tipo de objeto do mundo real, acho isso simplesmente fantástico! Então comecei a aplicar um pouco do que aprendi no Playmobil e acabei me encontrando nesse nicho. Para mim customizar é, acima de tudo, uma terapia.


Yanker: Fale um pouco sobre o Playtutomobil.
Cristiano: O blog foi consequência, da mesma forma como pude aprender muito em diversos blogs, achei que seria bacana ter um lugar onde eu pudesse compartilhar todas as minhas experiências. O nome vem de uma mistura de Playmobil e Tutorial, a ideia é publicar uma espécie de “making off” dos meus projetos e poder compartilhar dicas do processo de criação. De antemão, já deixo aqui, o convite para todos os seus leitores, para que possam conhecer um pouco mais sobre customização de Playmobil lá no meu blog.


Yanker: Como você vê a situação do mercado nacional hoje em relação ao Playmobil?
Cristiano: Muito triste, na verdade só ficaria pior se nada tivéssemos. Não bastassem os altos preços praticados pelas lojas, vemos que poucas linhas são trazidas para cá. Quem acompanha os lançamentos pelo catálogo oficial Playmobil sabe a variedade de itens disponíveis, mas infelizmente aqui, apenas uma pequena parcela chega às lojas. E a situação se agrava no decorrer do ano, a impressão que me dá é de que não há reposição, ou seja, eles trazem alguns itens da coleção anual e com o passar das semanas e meses vão ficando apenas as sobras. E aí as prateleiras ficam vazias durante grande parte do tempo. No ano seguinte o processo se repete. Gostaria muito que a garotada de hoje tivesse a oportunidade de conhecer mais sobre esse brinquedo, que pudéssemos encontrar nas lojas ao menos um corredor repleto de opções, a exemplo do que acontece com Lego. Mas não percebo esta preocupação do mercado nacional.


Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Cristiano: Antes de tudo gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog e agradecer imensamente por abrir esse espaço para que outros bloggers e colecionadores possam se apresentar e divulgar seu trabalho. Agradeço, também, todo o pessoal do Fórum PlayBrasilmobil onde pude aprender muito sobre o brinquedo e fazer diversas amizades. Não tem como eu não citar também o fórum francês Playmo'Délisme onde aprendi e continuo aprendendo muito sobre customização, em especial de militaria. Ah e claro, um agradecimento sempre especial a minha esposa Gabrielle por deixar eu ter meu “cantinho” para poder fazer minhas peripécias rsrsrs. É isso, foi um prazer participar! Grande abraço a todos! 

 

16 comentários:

  1. O Capitão America ficou sensacional, assim como a maioria das customizações do Cris...

    Yanker, mais uma bela entrevista!!

    Abraços,
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vlad, também fiquei babando nesses custons do amigo Cristiano.
      Abraços!!!

      Excluir
    2. Obrigado pelo incentivo Vlad. abração!

      Excluir
  2. Grande camarada Yanker, mais uma vez obrigado pelo convite. Foi um prazer poder participar. Grande abraço do amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua participação Cristiano, seus trabalhos são verdadeiras obras de arte.
      Abraços!!!

      Excluir
  3. Suas customizações realmente são muito bem feitas Cristiano e,imagino que fique bastante difícil escolher uma ou outra para ser a preferida.

    Normalmente acompanho o blog do amigo e não poderia deixar de comentar que é uma ótima oportunidade para aprendermos e nos inspirarmos à começar com as customizações.

    Os amigos estão de parabéns! Cristiano pelo belo acervo, pela disponibilidade e pelas "aulas" gratuitas com o querido Playmobil e, Yanker, pelo excelente trabalho de divulgação que vem realizando com as entrevistas!

    Mais uma ótima entrevista Yanker!

    Abraços à todos,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcius! os trabalhos do Cristiano são mesmo de cair o queixo!!!
      Abraços!!!

      Excluir
    2. Obrigado pelas palavras de incentivo Marcius ! Abração

      Excluir
  4. Parabéns aos amigos Yanker (pela iniciativa) e Cris (pelo dinamismo!).

    Excelente a análise do mercado atual de Playmobil.

    Vida longa aos blogs!

    abs!

    ResponderExcluir
  5. yanker valeu por apresentar mais um amigo, o cris ta cada vez mais fera nas customizações.

    ResponderExcluir
  6. Muito show amigo .se vc fizer pra vender comprarei vários com vc difícil descobrir um talento desse meu contato fica aí para negociações 021 981693111 - 021 974838729 esse tem zap abraços

    ResponderExcluir
  7. Rogeriodeoliveira1705@gmail vai aqui o meu email abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...