16 agosto 2014

Entrevista: Vlad - Em Busca das Caixas Perdidas



Mais um convidado essa semana caros leitores. O entrevistado da vez é nosso amigo Vlad, colecionador de Playmobil que nos apresenta seu blog, o Em Busca da Caixas Perdidas. Aproveitem bem a leitura e as imagens!!!



Yanker: Saudações camarada, apresente-se pra nossos leitores. 
Vlad: Por ser um nome esquisito e com a pronúncia complicada, já fui chamado de várias maneiras diferentes. Minha avó paterna falava “Vaidormir”, para um antigo chefe era “Vrad”, no trabalho a brincadeira foi chamar de “Valdomiro”, e muitas outras variações já aconteceram nos meus 37 anos de vida, mas o correto é Vladimir. Para facilitar, a maioria me chama de Vladi.
Nasci, cresci e vivo até hoje em São Paulo, onde trabalho como analista/programador SAP. Por ficar muito tempo em frente ao computador, consigo pesquisar e achar muitos itens para minha coleção. Pelo menos, uma vez ao dia, entro nos principais sites de venda para procurar novos antigos itens para minha coleção.



Yanker: Como foi seu primeiro contato com Playmobil? 
Vlad: Em toda minha infância, tive apenas três caixinhas da linha Playmobil. Em 1982, com seis anos de idade, ganhei os dois primeiros: Pirata Perna de Pau 23.38.5 e o Sheriff’s Office 23.42.3. Em 83 ou 84 (não sei ao certo), ganhei minha ultima, o Arqueiro Robin Hood 23.33.7.
Brinquei (e muito) com Playmobil até os meus 13 anos. Quando chegou a adolescência, o Playmobil ficou de lado e um belo dia meu pai acabou fazendo uma pequena limpeza na bagunça, doando assim meus brinquedos de infância. Não fico triste, porque já estavam bem surrados, e nunca tive muita preocupação no cuidado com eles, queria somente brincar. Se pudesse voltar no tempo, os Playmobil teriam outro destino.


Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador? 
Vlad: Depois de vinte anos sem contato com Playmobil, minha namorada (hoje minha esposa) e eu estávamos procurando, para meu sobrinho de quatro anos, um presente diferente de vídeo game. Precisava achar algo para ele brincar e ao mesmo tempo usar a imaginação. Sinceramente, não pensei no Playmobil, ate porque achava que era um brinquedo da minha infância, que não era mais fabricado. Para minha surpresa, expostos na vitrine de uma loja, estavam alguns itens. Neste momento, voltou toda boa lembrança de infância, as brincadeiras, os itens, e tudo que envolvia o Playmobil. Sai da loja com o brinquedo do meu sobrinho, um set de piratas, e o meu primeiro item como colecionador, a caixinha do Cavaleiro Negro 3315.


Yanker: Qual o foco da sua coleção hoje? 
Vlad: Depois do Cavaleiro Negro, comecei a busca dos Playmobil da minha infância, o Pirata, o Xerife e o Arqueiro Robin Hood. Nesta caçada, encontrei e comprei um item que sonhava quando criança, o Fort Union 23.42.0 da Trol. A brincadeira foi crescendo, outros objetos de desejo de infância foram aparecendo e minha coleção foi se formando em torno dos itens com caixa, da antiga empresa Trol.
Meu foco principal são itens com caixas da Trol. Tenho apenas um set sem caixa, o raríssimo Van da Rede Globo. A coleção também  conta com um pouco mais de 10 caixas da Estrela e apenas quatro caixas antigas da Geobra. Da linha atual, tenho apenas poucas caixas da linha Special e alguns figures.
Tenho uma pequena coleção de Playmobil lançado em outros países, como a Playpeople do Reino Unido, Famobil da Espanha, GiG da Itália, Sharper dos Estados Unidos e Antex da Argentina, apesar de nomes diferentes, são todos Playmobil.




Yanker: Qual a sua peça preferida, aquela que você escolheria pra representar toda sua coleção? E que peça hoje seria seu sonho de consumo? 
Vlad: Disparado toda linha clássica de 1klicky, aquela com apenas um boneco. Porem, se tivesse que escolher somente uma, por vários motivos seria a caixa Pirata Perna de Pau. Meu primeiro brinquedo Playmobil, aquele que traz várias boas lembranças, e também, o item que fiquei caçando durante seis anos. Foi meu sonho por todo este tempo, até conseguir ela em Junho de 2014.
Hoje, meu sonho de consumo é conseguir as caixas de 1klicky que faltam para coleção. Ainda tenho que “caçar” treze caixas desta linha.
Claro que tenho espaço para outras preferidas, uma delas é a caixinha de 1klicky da PlayPeople, por ser de tamanho, forma e cor diferente. Também tenho um grande carinho pela casa do Xerife meu segundo item, mas melhor parar por aqui, porque tenho muitas outras caixas na linha de “preferida”. 

 


Yanker: Além de Playmobil, você tem algum outro tipo de coleção? 
Vlad: Gosto muito de colecionar itens dos anos 80, como gibis do Homem Aranha (somente editora Abril), álbum de figurinhas do chocolate Surpresa, Mini garrafinhas da Coca Cola de outros países, Xpanders da Gulliver, Matchbox da linha Mission Bravo e Mega Rig, e tudo que for aparecendo dos anos 80, vou colocando nesta coleção.


Yanker: Fale um pouco sobre seu blog, o Em busca dascaixas perdidas. 
Vlad: Em busca das caixas perdidas, nasceu com a idéia de registrar e organizar minha coleção, com fotos das caixas e suas laterais, dos itens, e um pequeno registro de como consegui a caixa. Na área de comentários, consigo manter contato com outros colecionadores, com dicas, informações e algumas vezes trocas e vendas dos itens antigos.
Quando montei o blog, achei que teria somente minha esposa, e mais alguns colecionadores amigos acompanhando e comentando, porem foram mais de 30 países diferentes neste pequeno tempo e quase onze mil visitas em apenas dez meses. Isso mostra só uma coisa, nosso boneco sorridente, ainda tem muita lenha para queimar.
No futuro, espero conseguir montar um grande catálogo, com todos os itens lançados pela Trol, entre final dos anos 70 e inicio de 90, com fotos reais das caixas, e dos itens. Primeira parte, será com os itens da minha coleção, depois vou buscar acervo de amigos colecionadores e assim montar este catálogo. São mais de 260 caixas, por isso tenho muita diversão pela frente.


Yanker: Qual a principal dificuldade pra colecionar Playmobil antigo (Trol ou Estrela)? 
Vlad: Encontrar itens Trol, com mais de 30 anos, na caixa em bom estado, esta ficando cada dia mais difícil. Quando aparece, o preço esta bem “salgado”. Encontrei caixas, em sites de leilão, por mais de mil reais.
Caixas Estrela aparecem com mais facilidade, e muitas ainda lacradas. O problema, novamente, são os preços, mas para quem coleciona esta linha, este é o momento certo. Com um pouco de dinheiro e perseverança, monta uma bela coleção de caixas Estrela, em pouco tempo.


Yanker: Como você vê a situação do mercado nacional hoje em relação ao Playmobil? 
Vlad: Como meu foco são os itens antigos ou fora do catalogo atual, fico por fora e não acompanho muito o mercado nacional. Algumas vezes, entro em lojas de brinquedos e não gosto do que vejo. Poucos itens, nenhum lançamento e pouquíssima propaganda. A Geobra, empresa alemã que fabrica nosso boneco, todo ano faz novos lançamentos, porem poucos chegam as nossas prateleiras e quando chega, o preço assusta.
Uma caixa de bom tamanho, custa em torno de R$ 600,00. Com mais R$ 100,00 um menino de dez anos, compra (ganha) um vídeo game de ultima geração, com aqueles aparelhos de movimento e algumas fitas, ops, olha eu mostrando minha idade, agora é CD ou Blue Ray. Qual seria a escolha natural deste garoto?  A reposta, claro, seria o vídeo game. 


Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores. 
Vlad: Agradeço a oportunidade e o espaço. Muito bom falar de “coleção”, principalmente da minha coleção de Playmobil.
Para quem esta começando uma coleção, uma dica que deixo é ter paciência. Como diz um amigo colecionador de bonecos Falcon: “Aquele seu item, uma hora aparece”. Coloquei isso a prova, e nos últimos anos apareceu boas caixas por um preço justo.
Encontrem na sua coleção, itens que tragam boas lembranças, curta o momento da procura, do achado, da troca, da aquisição, gaste dinheiro com moderação e aproveite para libertar aquela criança perdida dentro de você, porque como disse em um post “De colecionador e louco, todo mundo tem um pouco”.


6 comentários:

  1. Camarada Yanker,

    Obrigado pela oportunidade, e por apresentar outros colecionadores e seus blogs… parabenizo pela sua iniciativa!

    Um grande abraço
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por sua participação Vlad!
      Abraço!!!

      Excluir
  2. mais uma entrevista legal! parabéns Yanker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luciano, continue acompanhando em breve novidades!!!

      Excluir
  3. Grande Yanker,

    mais uma ótima entrevista e oportunidade de conhecer um pouco mais nossos amigos colecionadores de Playmobil.

    Repito novamente, uma bela iniciativa! Parabéns mesmo!

    Ficamos na expectativa de novo entrevistado!!! Sucesso!!!

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcius, não deixe de acompanhar, novidades em breve!
      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...