05 dezembro 2014

Entrevista: Fraterarez Coleções

Saudações caros leitores, hoje apresento mais um bate-papo com um colecionador que também ajuda a divulgar nosso hobby, além de manter um blog no ar, ele também faz vídeos com suas figuras, apresento a vocês o amigo Fraterarez e seu blog o Fraterarez Coleções.



Yanker: Saudações, apresente-se pra nossos leitores.
Fraterarez: Fala aí galera, eu sou o Fraterarez que é o pseudônimo do professor Juarez. Muitos já me inquiriram sobre esse nome estranho. Fraterarez foi criado quando eu lia a Ilíada, aos 17 anos. A personagem que mais me agradou foi o Deus Ares. Cara, que personagem, ele entrava na batalha só para tocar o terror, atacava todos, sem distinção, achava aquilo o máximo. Então tive a ideia de agregar o final do meu nome, arez, num anagrama do nome do Deus, com o prefixo frater, irmão em latim, e deu nisso.
No mais sou um cara simples, sou professor, atuo em diversos níveis, do fundamental a pós-graduação, nas áreas de ciências humanas, gestão ambiental e empresarial. Sou casado e tenho um estilo de vida austero, excetuando-se o fato de que compro brinquedos periodicamente, o que para muitos é cômico e até ridículo. Como tenho uma certa notoriedade na minha região me permito sigilo, um empresário não confiaria a gestão de sua empresa a um sujeito que gosta de “brinquedinho” (coisa que já ouvi). Portanto, também sou vítima do preconceito daqueles que não tem cultura o suficiente para compreender o que é o colecionismo.

Yanker: Como foi seu primeiro contato com figuras de ação?
Fraterarez: Como a maioria minha paixão pelos bonecos começou quando criança, quando gostava de brincar de “hominho”. Claro, a adolescência muda nossos enfoques, e a falta de grana também. Depois de anos colecionando cds, livros e até a tentar degustar e colecionar whisky (hábito abortado obviamente por ser pouco salutar). A questão é que procurava um hobbie, precisava de algo para extravasar o stress que não fosse atividade física, nem degustativa, mas que me ocupasse a mente de maneira ativa. A coisa veio quando em 2007 assisti a revisão em vídeo do Ironhide voyager class da Hasbro no canal da Dinastia Transformers do amigo Fábio Witaker. Pirei, transformerstransformerstransformers...


Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador?
Fraterarez: O primeiro item, portanto, foi justamente o Ironhide Voyager Class da linha do filme Transformers de 2007. As action-figures vieram meio que indiretamente. Já pensava em comprar bonecos pequenos para dioramas com os transformers, foi então que vi um diorama do amigo W. Alex com Transformers e Gi Joes. Pronto, depois do primeiro a coisa virou centenas de figuras de várias linhas. As figuras de 1:12 começaram por acaso. Comprei um Professor X Marvel Legends Toy Biz por engano, pensando ser da escala 1:18. Fiquei maravilhado e daí em diante deu no que vocês podem observar no meu blog.


Yanker: Qual o foco da sua coleção?
Fraterarez: Bem, a origem já foi dita e muitos podem pensar que minha coleção é uma salada total, tenho Transformers, Gi Joe, Marvel Universe, Indiana Jones, Bem 10 (um Gorvan fake), A Team, Fire Fighter, Marvel Legends, Dc Universe, Dc Multiverse, Hot Wheels, motos Maísto etc.
Mas não, não é salada não. Meu foco desde os transformers sempre foi o realismo. Gosto de figuras baseadas em filmes, com traços realistas e verossímeis. Figuras cartunescas não me interessam. Transformers que não se transformam em veículos licenciados e reais também não. Meu foco são figuras com aspecto realista. Se eu achar bonito e realista tá na coleção.

Yanker: Há alguma outra peça que poderia ser classificada como preferida, aquela que você escolheria pra representar sua coleção?
Fraterarez: O Bumblebee Camaro Concept de 2007, ele é muito importante para mim.


Yanker: Além de figuras de ação, você tem algum outro tipo de coleção?
Fraterarez: Tenho coleção de cds, principalmente do Pink Floyd, livros, DVDs, miniaturas de veículos e motos, discos de vinil e ainda tem as coleções da minha jovem senhora que ajudo a fazer com entusiasmo: bonecas, bichos de pelúcia, personagens de desenhos animados etc.


Yanker: Fale um pouco sobre o seu blog, o FraterarezColeções e sobre o canal onde apresenta seus vídeo reviews,  como surgiu a ideia e sua trajetória.
Fraterarez: Eu nunca pensei em montar um blog até a falência do Orkut. Ele me servia perfeitamente para trocar ideias e curtir a exposição das fotos dos meus itens. Como facebook a coisa ficou estranha, bagunçada. Aí um amigo, não me lembro se foi o Janúncio ou Jivago (abração galera) me sugeriram fazer um vídeo comparando as versões do Bumblebee. Feito, em 12 de outubro de 2012 lancei meu primeiro vídeo no youtube. O problema é que a divulgação ficou meio difícil. Pelo face a coisa é incerta. Logo o Fábio parou com a Dinastia Transformers e não tinha nenhum parceiro para divulgar, então decidi criar o blog Fraterarez Coleções. No início eu iria fazer vídeos com temas específicos, não queria copiar ninguém, já tinha o Fábio que fazia review de transformers, além do Wagner do Transformers Overdrive, ou seja, ninguém precisava de mais um para fazer review de transformers. Os temas seria relacionados a como comprar, conservar, montar dioramas etc. Nada com pretensão alguma, o lance é muito mais para minha distração do que para conquistar algum público ou o que o valha. Não que eu despreze a galera que me acompanha, pelo contrário, é muito legal ver que tem gente que curte minha iniciativa e me ajuda a me realizar com algo que me deixa feliz e relaxado. Então eu complemento, o que vocês veem nos vídeos é absolutamente autêntico, se você acha legal, beleza, saiba que é totalmente espontâneo. Tive a ideia de fazer os vídeo dioramas para reforçar outro aspecto do meu canal, a música, procurando aliar meu gosto musical às figuras. Fiz também algumas entrevistas, uma ao vivo e outras duas via Skype. Bem, comecei a criar um ritmo quando decidi fazer meu primeiro review, em novembro de 2012 lacei o review do Batman Revoltech. Pouco tempo depois, em abril de 2013 ocorreram os ajustes finais, criei a série Relâmpago, com revisões rápidas de figuras e modelos pequenos e inseri nas revisões maiores o comentário da trilha sonora, que alguns amigos passaram a me cobrar sobre quais eram as músicas de fundo. Isso de colocar música é um problema, tem vídeo meu que ficou mudo devido a direitos autorais (que hipocrisia né?) Não coloco mais nada da EMI, Beatles, Pink Floyd e bandas que cuidam de perto de seus direitos autorais como Kiss, Metallica, Black Sabath e se tentar colocar Ozzy Osbourne no vídeo a Sharon, sua esposa, pessoalmente manda um míssil teleguiado para o seu ip explodindo seu terminal e você junto. E, estamos aí até hoje e me parece que tem gente que gosta do blog e do canal.


Yanker: Em paralelo você também desenvolve o projeto Terra de Super-Heróis, fale um pouco sobre ele? 
Fraterarez: Eu sempre tive a ideia de fazer fotos em cenários públicos, ainda mais depois que vi uma matéria no UOL mostrando o trabalho da fotógrafa paulista Katia Arantes com seu projeto Heróis Urbanos. Minha ideia não é só fotografar a região onde moro, é motivar outros colecionadores a fazerem em suas cidades ou qualquer outro lugar, conquanto que as fotos sejam reais, ou seja sem edições radicais (um controle de luminosidade ok). Por isso convido a todos a fazer as fotos e me enviarem no e-mail fraterarez@gmail.com (pode deixar que estou acessando diariamente agora) seguindo as instruções do blog, que são o envio das seguintes informações:
Figura de ação: Nome
Linha: a série do boneco
Fabricante: marca
Escala: tamanho, exemplo: 1/12 - 16cm.
Local: endereço.
Autor da foto: o nome a ser publicado.


Yanker: Qual sua opinião sobre a situação do mercado nacional hoje, em relação ao colecionismo de figuras de ação?
Fraterarez: Eu acho bom. Hoje temos acesso a muitas linhas e coleções, até em lojas físicas. Se multiplicam os pontos de vendas de figuras de ação e os vendedores estão começando a entender quais os interesses dos colecionadores, sobretudo as fabricantes. Entretanto, com esse dólar a coisa fica difícil, os preços só fazem subir e a receita aperta o cerco para importações. Mas, o que tenho a dizer é que não podemos reclamar muito não, brinquedo é supérfluo e fazer o quê né. Mas, pense bem, podia ser pior, poderíamos colecionar cigarro, que tem bem mais imposto.

Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Fraterarez: Vamos colecionar galera, porque colecionar é cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...