13 abril 2015

Entrevista: Leo Customs


Saudações caros leitores, nessa postagem de hoje retomaremos nossa série de entrevistas, mas diferente da temporada passada, não teremos apenas colecionadores apresentando seus blogs/sites, dessa vez traremos também diversos convidados pra debater temas ligados ao colecionismo. E pra começar com o pé direito, vamos abordar um tema muito interessante, a customização. Sabemos como é chato quando aquele personagem que gostamos não é lançado, ou vem justamente com um visual que não nos agrada. E como podemos resolver isso? Simples, customizando... Quer dizer, não é tão simples, nem todo mundo tem habilidade pra esculpir ou repintar as figuras, é aí que entram colecionadores que se especializam em customização, como é o caso de nosso convidado de hoje. Falando um pouco sobre seus trabalhos apresento a vocês o amigo Leo Customs, um verdadeiro artista customizador de figuras de ação.

Yanker: Saudações, apresente-se pra nossos leitores.
Leo Customs: Olá a todos! Meu nome é Leonardo, mas sou conhecido no mundo do colecionismo por Leo Customs. Sou mineiro de Belo Horizonte e além de fazer customs, também coleciono action figures já há uns anos.


Yanker: Como você começou a customizar? Você lembra qual seu primeiro custom?
Leo Customs: Cara, interessante essa pergunta, pois outro dia estava me lembrando que, quando moleque, eu já fazia bonequinhos usando joes (ou Comandos em Ação, como eram conhecidos na época) quebrados... Cheguei a fazer o Capitão Sarigar (comandante da Legião Alien, quadrinhos da Marvel se não me engano) e outros da mesma tropa que não me lembro o nome, os quais meus colegas ficavam babando...
Mas comecei mesmo a customizar há uns 10 anos atrás, mais ou menos, quando passei a colecionar figuras Senhor dos Anéis. Na época, criava mais personagens relacionados a este universo, mas com o tempo, vieram pintando as primeiras encomendas e o foco foi mudando, principalmente pra Marvel.
Não me lembro exatamente qual foi o primeiro (desde que "recomecei", digamos assim), mas com certeza foi algum Orc ou Elfo do universo LOTR.



Yanker: Além de customizar você coleciona, qual o foco de sua coleção?
Leo Customs: Sim, sou colecionador... Não tenho um foco muito específico. Tenho muitas figuras LOTR da Toy Biz, alguns Legends, DCUs, Neca (principalmente filmes e alguns games), Figuarts... Enfim, se gosto da figura, entra logo pra coleção, rsss. Mas procuro me manter na escala de 6" ou no máximo 7".



Yanker: Como é que começa o trabalho de customização? Você segue alguma etapa? Quais são elas e qual a mais trabalhosa?
Leo Customs: O primeiro passo é estudar o projeto pra definir a base (figura a ser modificada) que melhor se aplica ao objetivo. Por exemplo, não dá pra usar um homem de ferro pra fazer um Superman, tem que ser uma base com o corpo mais liso...
Uma vez feita a escolha da base, passo a estudar imagens do personagem, a fim de observar todos os detalhes. Depois vem a escultura e montagem dos corpos (sendo mais de uma figura num mesmo custom) e finalmente a pintura. Dependendo da figura, a escultura é a parte mais trabalhosa. Em outros casos, a pintura. Em outros ainda, são as duas etapas somadas.





Yanker: Que custom te deu mais trabalho e qual você considera como sua melhor obra?
Leo Customs: Putz, que pergunta difícil... rssss. já fiz vários de níveis super complicados e detalhados, que realmente exigiram muito esforço tanto na escultura quanto na pintura.
Em especial me lembro de dois personagens de Asgard que na época em que os fiz, me deram muito trabalho: Mangog e Kurse... Tive que re-esculpir as figuras praticamente inteiras nos dois casos. e a pintura foi bem complicada também... Ermac, do Game Mortal Kombat, também foi tenso... O Lanterna Verde Apros, que foi 100% esculpido do nada, também deu trabalho. Enfim, são os que me lembro agora. Mas cada custom tem seu desafio, em maior ou menor grau.
Minha melhor obra também é uma pergunta difícil de responder, pois gosto da maioria dos resultados dos que faço. E vai também do que eu particularmente gosto, né? Tem trabalhos meus que alguns consideram melhores, mas na minha opinião, não chegam a tanto, pois não são figuras que necessariamente eu teria na minha coleção. Mas dentre todos, tem um Juiz Dredd que fiz recentemente que achei que ficou muito bom. Outro é um Conan estilo MOTUC. Mais antigos tem um Tex Willer, um Space Ghost. A lista é grande e vou parar por aqui, rssss



































Yanker: Que dicas você daria pra quem quer começar a customizar?
Leo Customs: Estude!!! Não basta achar que tem talento pra trabalhos artesanais, tem que estudar técnicas de escultura, pintura, observar todos os detalhes de customs bem feitos e absorver o máximo possível deles, aprender como usar e escolher boas ferramentas. Claro que possuir habilidades manuais ajuda muito, mas não é isso que vai fazer se tornar um bom customizador. O principal é estudar o que se quer fazer.
Na internet existem diversos tutoriais de praticamente tudo, desde como se desmontar uma figura, até esculpir as partes mais difíceis, passando por toda e qualquer técnica de pintura imaginável. Então, material pra aprender tem de sobra. No começo, os trabalhos vão ficar bem "meia boca" (você nem imagina as tosquices que eram os meus primeiros customs, comparados com os de hoje em dia), mas isso é normal. Com o estudo e a prática, chega-se ao nível desejado.


Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Leo Customs: Opa, eu que agradeço pela oportunidade de divulgar meus trabalhos e quem sabe, ensinar um pouquinho que seja quem tem curiosidade ou vontade de fazer seus próprios customs. Mais fotos dos customs que faço é possível visualizar na minha pagina do Facebook. De um tempo pra cá, divulgo todos os customs que faço por lá.
Trabalhos mais antigos não vão estar lá, só em outros sites e fóruns, mas vai por mim, nem compensa ver os primeiros, rsssss... Contatos para eventuais projetos, também podem ser feitos diretamente pelo "in box" do face, mas no caso, prefiro que seja no meu perfil, a fim de obter uma resposta mais rápida: Facebook, ou pelo bom e velho email: leolemes@oi.com.br


2 comentários:

  1. Mais uma ótima entrevista Yanker, parabéns!

    É sempre bom conhecermos um pouco mais sobre essa gama de opções que temos no colecionismo e, em particular, nas customizações! É interessante aprendermos sempre e as dicas do entrevistado são muito boas!

    Até a próxima. abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcius, o trabalho do Léo é realmente fantástico!
      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...