23 março 2014

Tutorial - Minilivros



O que fazer quando você quer montar um cenário, e não tem a mão aqueles itens ideais para compor a cena? Para quem tem habilidades artísticas/manuais não é um problema, customizar figuras, esculpir em epóxi, confeccionar acessórios em resina, são inúmeras as maneiras de produzir peças para enriquecer qualquer cenário. Para quem não tem essas habilidades existem diversos sites que vendem essas miniaturas, além de figuras como playmobil, que trazem uma grande diversidade de pequenos acessórios que podem ser utilizados com as mais diversas figuras. Mas e quando você não encontra aquele item específico e lhe falta muito dessas habilidades? Aí caro leitor o jeito é colocar a mão na massa e torcer pelo melhor resultado, assim abro mais uma prateleira na Estante, onde vou apresentar sempre que possível algum trabalho manual voltado a produção de peças para cenários de nossos queridos “bonecrinhos”.


Na nossa primeira postagem tentei fazer miniaturas de livros, para compor cenários como bibliotecas, livrarias, ou apenas para ter aquele livro em alguma cena qualquer. Procurando web a fora encontrei diversos tutoriais, alguns mais simples, outros mais complicados, porém o que mais me chamou a atenção foi esse AQUI. A única coisa que não se encaixava era a escala, pois livros eram muito pequenos. Então vamos às adaptações:

Para execução utilizei objetos básicos, como tesoura, régua, lápis, estilete e cola em bastão. Para fazer os livros usei uma lista telefônica no lugar de uma revista (que foi usado no tutorial que me baseei), assim pude fazer várias unidades, com tamanhos e número de páginas diferentes.


O primeiro passo foi cortar a lombada da lista, para isso usei o estilete, tirei a capa para facilitar o corte e deixei 2 cm de largura, essa medida pode variar, vai depender de que tamanho vai ser o livro que você quer fazer. Com auxilio da régua e do estilete fui cortando as páginas até sobrar apenas a lombada, essa é com certeza a parte mais trabalhosa do tutorial.


Depois disso marquei a lombada em diferentes tamanhos, alguns ligeiramente maiores que outros, fiz marcas variando entre 2,5 e 3,0 cm. Com o estilete fui cortando no lugar marcado, selecionando um número aleatório de páginas, aqui você deve escolher se quer um livro mais grosso ou mais fino.

  

 
Depois do livro cortado é a hora de fazer a capa, aí é só procurar a imagem da capa de um livro que você queira ou até criar uma. Imprimir de acordo com o tamanho do livro que você fez, recortar e utilizando a cola em bastão colar a capa no livro.

 
Aconselho o uso de cola em bastão pois ela além de ter uma secagem mais rápida, não molha o papel, evitando assim borrões na tinta da capa, o que é comum se for utilizada a cola branca. Se tiver a mão apenas cola branca, evite colocar uma quantidade grande, e procure espalhá-la bem para impedir a formação de grumos.


Com a tesoura remova as sobras de papel para que fique do tamanho certinho do livro. E enfim está pronto uma miniatura para enriquecer seu cenário. A depender do tamanho que forem feitos, os minilivros podem ser utilizados com figuras em diversas escalas. Lembrando que quanto mais minucioso e paciente seu trabalho mais legai vai ser o resultado final.


 

Obrigado a todos e até a próxima!!!

6 comentários:

  1. Nossa, que maravilha Yanker!

    Está se vendo que o amigo vai seguir caminho também nas customizações?!..

    Gostei muito destas explicações e que ideia boa... Realmente, às vezes, nos falta pequenos mimos para embelezar um cenário e,este aí de cima é um deles..

    Muito interessante! Gostei da ideia e nem é tão trabalhosa assim...

    Parabéns companheiro, mais um belo trabalho de pesquisa e esclarecimento.

    É isso aí. Mãos à obra. Fico na expectativa da próxima novidade nesta prateleira...

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado camarada Marcius, o mais legal do livrinhos é que realmente não são complicados de fazer. Sempre que possível postarei algum tutorial novo. Abraços!!!

      Excluir
  2. Gostei de ver Yanker, tava precisando bastante de dicas como essa. Continua que estarei sempre por aqui dando uma visitada.
    Abraços!
    Multiverso X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita camarada Ace, futuramente novas dicas aqui na Estante. Abraços!!!

      Excluir
  3. Caramba que legal a sua dica,Valeu!
    Logo tentarei fazer alguns livros pros meus cenários.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado camarada Cristiano, com um customizador de mão cheia como você com certeza os livrinhos ficarão muito legais, fico no aguardo pra ver o resultado lá Playtutomobil! Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...