03 junho 2014

Playmobil 5135 – Pirate Ship – Parte 2



Saudações playmofãs, como prometido na última postagem sobre playmobil, trago a vocês a segunda e última parte do playmoreview do Navio Pirata. Na postagem anterior acompanhamos as etapas de montagem do navio, agora vamos a uma análise tanto da embarcação quanto dos seus componentes e sua tripulação.


Se você ainda não viu a postagem anterior sugiro que dê uma olhada antes de começar a ler este review: Playmobil 5135 – Pirate Ship – Parte1


Tripulação
A tripulação é composta por quatro marinheiros, numerei cada um deles para melhor identificação:

Pirata 1: Pirata padrão, com botas de bucaneiro, bandoleira, faixa na cabeça e olhar malvado.
Pirata 2: Apesar da calça um pouco rasgada este parece ser o capitão do navio, com braceletes dourados, um polvo tatuado no peito e um chapéu imponente.
Pirata 3: Um simpático garotinho.
Pirata 4: este parece ser um prisioneiro, já que além das roupas rasgadas tem um coleira no pescoço.  
Ainda fazendo parte da tripulação temos a mascote do navio, uma pequena e colorida arara.

 










Acessórios
Aqui abordarei apenas aos acessórios gerais, os específicos (canhões, velas, bandeiras) considerei como parte do navio. Um mapa do tesouro, um baú, um balde, um barril, um saco de grãos, armas (1 mosquete, 3 pistolas, 4 espadas e 1 adaga), acessórios de cor cinza (um arpão, um machado, uma pá), acessórios de cor cobre (um megafone, uma luneta, uma concha). Outros acessórios são, uma lanterna e um gancho para abordagem. Há ainda uma moeda dourada que serve para acionar algum mecanismo na ilha pirata.

 









Navio
Como visto nas fotos da montagem, no interior do casco há uma peça de isopor para permitir que ele flutue melhor na água. Ainda há rodinhas no casco para permitir que ele seja usado para brincar mesmo no solo. A cabine traz móveis fixos, uma cama, um pequeno sofá com uma mesa com encaixes para fixar os playmos. Há também um pequeno porão com duas grades móveis no centro do navio. Traz dois canhões com rodinhas e um total de 4 “balas”. Além dos canhões móveis em ambos os lados do navio temos 4 portinholas (num total de 8), que podem ser abertas para os disparos de seus canhões. As velas são feitas de um tipo de papel bem grosso que se assemelha a tecido. Há ainda uma pequena plataforma para embarque de cargas, que é acionada girando uma pequena manivela, assim como a âncora que também possui uma manivela de acionamento.

 







 








 
Considerações Finais
Bem, o navio é realmente fantástico, é peça fundamental para qualquer coleção pirata. Estive olhando outros navios lançados anteriormente, inclusive no mesmo molde desse, como exemplo o 3286 e o 3940, eles tem com certeza um acabamento superior, já que os móveis da cabine não são fixos e possuem realmente 8 canhões laterais, não apenas as simulações que temos hoje. Além da quantidade acessórios que diminuiu muito e a substituição de um marujo por um garotinho, talvez para a criança que brincar se sinta dentro do navio. Um detalhe que realmente não me agradou foi a caveira pirata estampada na vela grande, sabemos que os piratas escondiam suas bandeiras, revelando-as apenas quando bem próximos do navio a ser atacado, essa pintura na vela estraga o ataque surpresa. Apesar disso, recomendo muito a compra dessa embarcação para integrar qualquer coleção pirata. O navio é enorme e pode ser complementado com diversos outros bonecos, formando assim uma grande tripulação.


Curiosidades
Não consegui identificar seguramente que tipo de embarcação é esse navio, muito provavelmente foi inspirado em um galeão. Tomando como base as partes de um navio real tentei enumerar suas equivalentes.


Amurada: prolongamento do costado do navio acima da parede interna do casco.
Beque: curva de madeira da roda da proa.
Bujarrona: vela triangular que se segue ao gurupés.
Castelo: construções elevadas à proa e popa que servem para se ter uma visão melhor.
Convés: cada um dos pisos da embarcação.
Enxárcia: conjunto de cabos que fixam a mastreação para um e outro bordo.
Escovém da âncora: Abertura tubular no costado por onde passa a âncora.
Estai: cabo que fixa um mastro para vante ou para ré de um navio.
Cesto da gávea: Plataforma a certa altura do mastro do navio.
Cesto do joanete grande: pequena plataforma nos mastros, utilizada para espalhar cabos de mastreação.
Gurupés: pequeno mastro que sai da proa para vante, onde normalmente há uma pequena vela.
Leme: Peça destinada ao governo de uma embarcação.
Pavilhão: Bandeira no topo do mastro real.
Tombadilho: pavimento do castelo de popa.
Vela grande: A maior vela do mastro real, mastro principal do navio.
Vela da mezena: vela inferior localizada no mastro mais próximo a popa, mezena.
Vela do traquete: A maior vela do mastro da proa, denominado traquete.
Verga: Peça de madeira ou metal onde é ligada a parte superior da vela.


Obrigado a todos e não deixem de conferir a primeira parte do nosso playmoreview!!! 

2 comentários:

  1. Grande Yanker,

    que review maravilhoso amigo! Belas fotos e tudo muito bem esclarecido!

    Destaque, em minha opinião, para última foto com pequeno glossário, que qualquer bom marujo conhece de cor.

    Pelo que contei, são 11 marujos na embarcação, certo? Bastante playmos... E ainda sobrou espaço para alguns armamentos e acessórios!

    Um belo item para coleção! Parabéns!

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcius! Foi bem legal fazer essa comparação com um galeão de verdade, e ver o quanto a Geobra se preocupa em manter um certo grau de fidelidade aos modelos reais. São realmente 11 playmos nas fotos, atualmente a tripulação conta com 13 marujos, além de 3 canhões e outros acessórios. Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...