28 julho 2014

Entrevista: Alex Pereira - Figure Photographer



Saudações caros leitores, de volta com mais uma entrevista. Sempre trazendo colecionadores que ajudam a divulgar o colecionismo, através de sites ou blogs. Apresentando essa semana o colecionador Alex Pereira, e seu blog Figure Photographer.


Yanker: Saudações camarada, apresente-se pra nossos leitores.
Alex: Sou Alex Pereira de Lima, tenho 32 anos, vivo em São Bernardo do Campo/SP e sou fotógrafo. Além das minhas fotos de trabalho, tenho um blog/projeto paralelo, o Figure Photographer, onde misturo o colecionismo com a fotografia.


Yanker: Como foi seu primeiro contato com as figuras de ação?
Alex: Vixe, desde pequeno brincava com os "bonequinhos", desde Comandos em Ação até Thundercats. Infelizmente, não tenho muitos itens dessa época, devido à perdas ou doações por parte da minha mãe (que ao ver hoje a coleção, se arrepende de ter feito isso..rs). Mas ainda possuo o Dargon da coleção oitentista Sectaurs, é um sobrevivente!


Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador?
Alex: Passei a levar a coisa mais a sério em 1997, quando comprei minha primeira miniatura do Spawn. Aquele nível de detalhamento da McFarlane Toys era inovador pra época e virou minha cabeça!

Yanker: Qual o foco da sua coleção hoje e quantos itens você tem aproximadamente?
Alex: É bastante mista, desde personagens de cinema e TV, games e a maioria de HQs. É mais fácil dizer o que não entra no foco, não gosto de escalas menores que 6' e tenho certa resistência à figuras de mangá/anime... Possuo cerca de 280 figuras. Gosto de misturá-las, meus Vingadores, por exemplo, são uma mistura das versões dos filmes e HQs.


Yanker: Qual seu item preferido e qual o que te deu mais trabalho pra conseguir?
Alex: Não tenho um item específico, todos são sagrados, mas cito alguns que me deram muita satisfação ao conseguir, por gostar dos personagens - o Jack Bauer (24 Horas) lançado pela McFarlane Toys; Mulder & Scully, de Arquivo X; o Homem-Animal, da DC Comics; e também o Fanático (Juggernaut) que minha namorada me presenteou. Fora todos os Batman. Agora, os mais difíceis de obter foram o Lanterna Verde Kyle Rayner e o Aquaman dos anos 90, com o arpão no lugar da mão ambos da DC Direct - pois queria completar a Liga da Justiça do escritor Grant Morrison - a única equipe onde montei a versão mais parecida possível.

Yanker: Além de figuras de ação, você tem algum outro tipo de coleção?
Alex: Sou um colecionador de coleções - séries, quadrinhos, livros, filmes... haja espaço! O gosto pelas figuras veio por gostar de quadrinhos.


Yanker: E o blog, como é que você começou?
Alex: Quando comecei a fotografar e estava me aperfeiçoando, em 2010, tive aulas de fotografia de produtos. Ate que um dia levei duas miniaturas comigo e as usei no estúdio, procurei fotografá-las pensando em pessoas reais. Gostei tanto daquilo que montei o blog. O assunto são miniaturas, mas sempre focando a arte fotográfica.


Yanker: Você publicou alguns videocasts ligados ao colecionismo, fale um pouco sobre esse projeto.
Alex: Um amigo me sugeriu que mostrasse cada versão que possuo de determinado personagem - à exemplo do que fiz com os Batmen. Os vídeos servem como um review rápido, e talvez uma forma mais pessoal de comunicação com os leitores do blog. Pessoalmente, acho que não filmo muito bem, mas com o tempo vou acertando!


Yanker: Qual sua visão da situação do mercado nacional hoje em relação a figuras de ação?
Alex: É complicado. Ao menos no estado de SP, temos pouquíssimas lojas destinadas à colecionadores, enquanto em lojas de brinquedos, raramente encontra-se algo colecionável, e nesses casos, num preço de ouro! A internet ajuda bastante na procura, mas o que pega no Brasil é a maldita política de impostos e preços. Um exemplo, muitas vezes paga-se numa figura de 6" da Hasbro o mesmo valor que uma de 8" da Neca ou da Diamond Select, que costumam ser melhor trabalhadas. Ás vezes até paga-se mais, o que me leva a ser mais seletivo e buscar o melhor custo/benefício entre preço e qualidade da figura. Fora que as linhas nem sempre vem completas para cá - e tentar comprar por sites estrangeiros ainda me parece incerto, a taxação vai pras alturas e fica muito mais cara do que o próprio produto! Mas ainda é possível garimpar por aí.


Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Alex: Eu é que agradeço pelo convite!!! Muito obrigado! Como recado aos colecionadores, principalmente para os mais jovens é o seguinte: colecionar pode ser viciante, e sim, faz um certo mal ao bolso. É claro, procure ter responsabilidade e equilíbrio nas aquisições - eu mesmo ás vezes não tenho - mas saiba de uma coisa: é um hábito saudável e divertido. Muitas pessoas, por questão de inveja ou falta do fazer com a própria vida, vão se incomodar e lhe criticar muito, até tentarão lhe impor o gosto delas. Absolutamente, não ligue para isso, quem controla o seu dinheiro é você, e você TEM o direito à sua coleção, seja ela do tamanho que for! Muitas vezes, a mesma pessoa que lhe critica está gastando a carteira em coisas realmente ruins, então mande os críticos "pastarem" e continue a colecionar. Faça com sabedoria, mas siga no que lhe faz bem. Afinal, a vida é curta demais. Mais uma vez, obrigado!!!


4 comentários:

  1. Mais uma bela entrevista Yanker, mais um ótima oportunidade para termos conhecimento de outras coleções que, no fundo, nos mostra a mesma paixão que temos pelo Playmobil.

    Parabéns ao entrevistado pelo blog; de muito bom gosto.

    Sucesso nas próximas Yanker.

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo espaço, Yanker! Foi um prazer!!

    E obrigado pelo elogio, Marcius!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...