20 julho 2019

Buggy Lunar Tente



Saudações caros leitores! Há exatos 50 anos, em 20 de julho de 1969, o homem chegava a lua pela primeira vez. A corrida espacial além de ajudar a desenvolver várias tecnologias que utilizamos hoje, também impulsionou nossa imaginação, que através da criatividade de vários autores, ultrapassou a lua, chegando até os confins do universo. Essa é uma data marcante não apenas pra ciência, mas pra cultura da humanidade como um todo. Pra celebrar essa data pensei em fazer um review, mas notei que não tenho nenhum boneco com esse tema, o único que poderia ser feito já foi apresentado tempos atrás, o Astronauta Playmobil. Então, lembrei de um item que fez parte da minha infância e que tinha tudo a ver com esse tema, orgulhosamente apresento a vocês... Buggy Lunar Tente.





Tente foi uma linha de brinquedos montáveis (muito semelhante ao atual Lego), pertencente à Exin, empresa originária da Espanha, tendo sido lançada na segunda metade da década de 1970. Trazia vários temas como Mar/Oceanic (embarcações), Astro (veículos espaciais), Cosmic (veículos e construções espaciais) Escorpión (veículos militares), Aire (aviões e helicópteros) Roblock (robôs), Elephant (linha infantil) entre outros.



No Brasil foi fabricado pela Imbrima, em meados dos anos 1980. Aqui foram lançados os temas Astro, Cósmica e Roblock. Produzindo além dos itens do catálogo espanhol, sets exclusivos. Uma curiosidade, segundo fontes a Trol que fabricava Playmobil aqui no Brasil, e a Imbrima eram basicamente a mesma empresa, apenas em locais diferentes, a primeira em São Paulo e a segunda em Manaus.



O set apresentado aqui é o Buggy Lunar, originalmente lançado no tema Astro na Espanha, em uma série intitulada Combi, composta de veículos pequenos que podiam ser combinados entre si. Na caixa da versão brasileira há um código: 27.00.6. O set é composto das peças do veiculo e de um astronauta, a montagem não é difícil, tanto que depois de tantos anos consegui sem as instruções do manual que vinha na caixa. Há peças mais específicas como os tanques de combustível, rodas, painel solar, e outras mais genéricas que são usadas pra montar o chassi. Um detalhe, tenho a lembrança que havia dois cabos daqueles pretos, mas como não possuo mais o manual, não tenho como confirmar.



O Buggy Lunar foi claramente inspirado no Lunar Roving Vehicle, um pequeno veículo elétrico utilizada pela primeira vez na missão Apollo 15 (1971), pra facilitar a locomoção dos astronautas na Lua, enquanto realizavam observações geológicas, coletavam amostras de rochas e solo, usavam instrumentos científicos, em diferentes pontos. Foi utilizado também nas missões Apollo 16 e Apollo 17.


Aqui conta muito o fator nostalgia, foi um item muito brincado, em que mesmo com poucas peças consegui criar outros objetos, deixando minha imaginação de criança me levar muito além da fronteira do sistema solar (rsrsrs). Quem quiser saber mais sobre Tente recomendo a leitura da página TenteLand, eles possuem também um fórum anexo, com destaque para o excelente artigo História do Tente no Brasil (em espanhol).


Até o próximo review!!!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...