23 agosto 2014

Entrevista: Patrick - Ikessauro



De volta com mais um bate-papo em nossa série de entrevistas, sempre com colecionadores que ajudam a divulgar o colecionismo através de blogs/sites. E o entrevistado dessa semana não coleciona figuras de ação, nem playmobil... Com vocês Patrick, colecionador de dinossauros, apresentando seu blog, o Ikessauro. Boa leitura!!!


Yanker: Saudações camarada, apresente-se pra nossos leitores.
Patrick: Oi pessoal, meu nome é Patrick e eu coleciono dinossauros. Moro na cidade de Rebouças, interior do Paraná. Sempre fui apaixonado por pré-história e dinossauros desde a infância e acabei montando uma coleção de miniaturas e outros itens relacionados ao tema. Hoje estou no processo de adentrar profissionalmente na área acadêmica de paleontologia, que sempre foi um objetivo pessoal!


Yanker: Como foi seu primeiro contato com as miniaturas de dinossauros?
Patrick: Meu primeiro contato realmente foi na infância, quando eu via revistas, filmes e desenhos sobre dinossauros e insistia para minha mãe comprar bonecos pra eu brincar. Os primeiros que tive e que usava para brincar eram bem simples e hoje já não os tenho mais, como vocês sabem, crianças geralmente não cuidam muito das coisas que têm.

Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador?
Patrick: O que me levou a colecionar foi uma miniatura de esqueleto de dinossauro que encontrei em uma dessas lojas de "R$1,99" como chamamos por aqui. Desde pequeno gostava de dinossauros, influenciado pela famosa coleção de figurinhas do Chocolate Surpresa, que colecionei aos 3 anos de idade. Esse interesse ficou dormente até meus 13 anos mais ou menos, quando fuçando na lojinha de muambas importadas da China encontrei um esqueleto de dino de plástico que brilhava no escuro. Achei magnífico e comprei por uns 3 reais, eu nunca tinha visto nada igual. Pode-se dizer que daí em diante realmente foi que a coleção começou, porque não mais brincava com eles, apenas os comprava para expor na prateleira. Hoje tenho 23 anos e ainda estou colecionando.
Podemos também considerar este o primeiro item da coleção, porque apesar de eu ter alguns outros dinos guardados, este foi o primeiro adquirido com a intenção de item de decoração/coleção.


Yanker: Você tem algum foco específico? Como você organiza sua coleção?
Patrick: Não tenho um único foco. Há peças que compro por questão de nostalgia, outras por valor histórico em relação à paleontologia, outras por beleza estética e realismo, algumas até porque são cientificamente corretas. Tenho uma mania de ser "completista", então tento sempre completar os sets que posso. No momento a coleção não está tão organizada por falta de espaço. Normalmente tento manter as peças separadas por coleção e marca. Facilita na hora de conferir quais faltam no set ou para tirá-los dos armários a fim de fotografar. Há certas figuras no entanto que devido ao tamanho simplesmente são postas onde cabem.


Yanker: Qual a sua peça preferida, aquela que você escolheria pra representar toda sua coleção? E  qual o que te deu mais trabalho pra conseguir?
Patrick: Difícil dizer qual delas é a preferida. Uma que gosto muito é um modelo esculpido em forma de "Resin kit" por um estúdio estrangeiro chamado "Creative Beasts". É um dinossauro chamado Dilofossauro, que vocês devem lembrar do filme Jurassic Park. Porém esta peça é cientificamente acurada, não apresentando as feições do filme. Comprei o kit e contratei um pintor da Inglaterra especializado em dinos pra montar o kit e pintar com base numa figura do mesmo dinossauro que vinha no Chocolate Surpresa. Como essa figura do álbum acabou tornando o Dilofossauro meu dinossauro favorito, pelas cores e aparência bizarra dele, achei legal ter a peça inspirada nessa ilustração.  
Porém a mais difícil de conseguir não foi esta, acredito que há várias, porque infelizmente no Brasil modelos bons de dinos são quase inexistentes. Eu diria que entre essas mais raras estão o Diplodocus da empresa Battat e alguns outros da mesma coleção feita para o Museu de História Natural de Boston, além de algumas miniaturas da empresa Toyway, baseadas no famoso documentário Caminhando com os Dinossauros, de 1998. Foram difíceis de conseguir pela distribuição limitada, preço e porque quando iniciei minhas buscas por peças estrangeiras essas figuras já estavam fora de produção há alguns anos.

Dilofossauro fabricado pela Creative Beasts

Yanker: Além de miniaturas de dinossauros, você tem algum outro tipo de coleção?
Patrick: Minha coleção é focada em seres extintos, começou com os dinossauros, porém hoje inclui organismos de todos os tipos, de insetos a águas-vivas, mamíferos a plantas, anfíbios a aves e tudo o que possa imaginar de organismos extintos. No geral a coleção é focada em paleontologia e nas representações populares da mídia, vindas de filmes como Jurassic Park. Coleciono réplicas de fósseis também e réplicas (props) de itens dos filmes, como por exemplo placas dos jipes ou a bengala com um âmbar contendo o mosquito fóssil dentro, que no filme pertence ao dono do Jurassic Park. No entanto, por falta de espaço e dinheiro evito comprar itens diferentes. Há alguns anos tenho lutado contra a vontade de começar a adquirir dragões, porque uma vez que eu comece, sei que vou querer sempre mais.

Réplica do Âmbar de Jurassic Park

Yanker: Fale um pouco sobre seu blog, o Ikessauro e seu canal no Youtube.
Patrick: O Ikessauro é um projeto meio antigo, já está no ar desde novembro de 2007. Nossa, nem parece que já foram praticamente 7 anos. A ideia inicial era criar um passatempo. Na época por influência de um amigo que curtia blogs e tecnologia criei uma conta no Blogger e iniciei o blog escrevendo o que vinha na cabeça sobre dinossauros. Com o passar do tempo melhorei o layout, aprendi a escrever melhor e comecei a levar um pouco mais a sério. Ele serve como um portal para "tudo" sobre paleontologia. Desde informações sobre espécies extintas até para oferecer resenhas de livros e filmes, assim como downloads de coleções antigas sobre dinos, reviews de miniaturas. Hoje o blog inclui até uma lojinha de miniaturas, a Dino Loja.
O canal eu já tinha há muito tempo, mas nunca utilizei muito. Comecei a postar reviews esse ano, mostrando a coleção e as miniaturas individualmente. O objetivo é popularizar no país o nome das marcas e fabricantes, para que o pessoal conheça as peças. Também serve de vitrine para minha loja, porque a galera pede para ver como são as peças no "mundo real" porque as empresas fabricantes tendem a tratar demais as fotos de divulgação, embelezando as peças. Assim em um só canal consigo divulgar meu hobby, do qual eu gosto de falar e ajudo a galera a se inteirar mais nesse ramo do colecionismo tão esquecido no Brasil.

Réplica de Crânio de Herrerasaurus

Yanker: Qual a principal dificuldade em colecionar as miniaturas de dinossauros?
Patrick: A disponibilidade, sem dúvida alguma. No país pouquíssimas peças aparecem para venda. As pessoas tendem a ver dinossauros como coisa de criança, então ninguém investe em coleções caras para revenda. Dinossauros aqui são os brinquedos encontrados nas lojas de produtos chineses como já disse, em camelôs e afins, que na minha opinião são bem mal feitos e vendidos no país por um preço alto. Além disso, a paleontologia, que é a ciência que estuda esses animais também tem pouca valorização por aqui, não há museus grandes ou acesso à informação em quantia suficiente no país.

Réplica da placa do Jeep Wrangler de Jurassic Park

Yanker: E o mercado nacional, existe uma procura por parte dos colecionadores? Algum fabricante nacional? Como está a situação hoje em relação às miniaturas de dinossauros?
Patrick: No mercado brasileiro há sim gente procurando por dinos, por isso que eu tenho tentado apresentar as coleções estrangeiras para a comunidade colecionista e tenho oferecido peças para venda na loja. O pessoal quer comprar, tem interesse, só não compra porque nem sabe da existência. Afinal, dinossauros são parte da infância de qualquer criança. Quem é que nunca viu um dino na TV ou livro, na escola mesmo e até mesmo teve bonecos por algum tempo com os quais brincava. Todo moleque e até as meninas passam pela "fase do dinossauro" e mesmo na vida adulta são fascinados por esses animais tão fantásticos, que nos lembram monstros mitológicos pela sua impressionante aparência e que nos remetem à criaturas extraterrenas, pela sua estranheza e por terem vivido tão distantes de nós. Muitos mesmo adultos gostariam de ter uma bela réplica de um dino.
Fabricantes nacionais até onde eu estou ciente não existem. O que há são artistas independentes, especializados em paleoarte, que é a arte de retratar criaturas extintas de forma cientificamente correta. Há alguns anos um escultor, Ademar Pereira do Nascimento (do blog Iluzer Arts) produziu alguns dinos em resina ótimos e bem baratos, porém hoje não mais está produzindo.
Quem iniciou recentemente e continua produzindo uma linha de miniaturas também em resina é o jovem artista Guilherme Bilinski (procurem por ele no Facebook). Seus dinos são excelentes, já lançou três modelos, ele entrega a peça já montada e pintada, trabalho artesanal de primeira.
Hoje no exterior as figuras de dinos estão em alta. Temos muitas empresas produzindo modelos cada vez mais cientificamente corretos e mais detalhados e há uma competição entre elas, então isso induz uma melhoria nos produtos. Temos a Papo da França, nos Estados Unidos temos a Safari Ltd. Do Reino Unido temos a CollectA e na Alemanha duas empresas, a Bullyland e a Schleich, embora a última esteja decaindo muito em qualidade recentemente. Sem falar nas peças japonesas das empresas Favorite, Kaiyodo, Sega, Happinet entre outras. Sem falar que a Battat, que mencionei anteriormente, está reentrando no mercado este anos com uma nova linha excelente. A Sideshow, está investindo nos dinos de forma muito séria com a linha Dinosauria. Preços altos, porém peças perfeitas.
Com o advento da impressão 3D já existem artistas modelando dinos virtuais e oferecendo cópias impressas pela internet e o mercado de Resin Kits está também em alta no exterior. Tudo indica que a partir do ano que vem isso deve melhorar ainda mais com o lançamento de Jurassic World, o quarto filme da franquia Jurassic Park.
O problema é que no Brasil isso tudo chega tarde demais ou nem chega. Quero mudar isso e aos poucos oferecer muitas opções para quem deseja adquirir dinos por aqui.

Réplica da Bengala do Jurassic Park

Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Patrick: Eu que agradeço e fico feliz de ter participado. É sempre bom falar de nossas paixões com quem aprecia o hobby. Para quem curte dinos eu digo que fiquem atentos às novidades, visitem meu bloge meu canal, estarei postando novidades lá pelo menos três vezes na semana. E quem quiser e já coleciona dinos ou pretende entrar no hobby, não deixe de conferir o grupo Eu Coleciono Dinossauros que eu criei no Facebook. A galera lá é muito animada e prestativa, estamos de braços abertos esperando mais "dinomaníacos" por lá!

Diplodocus fabricado pela Battat

5 comentários:

  1. Uma coleção diferente e muito legal!!!

    Parabéns pela entrevista.

    Abraços,
    Vlad

    ResponderExcluir
  2. Putz Yanker,

    sem dúvida a melhor entrevista que li até agora! Que "achado" impressionante! Parabéns!

    O rapaz apresenta uma diversidade de informações em seus canais de divulgação que é algo de bater palmas!

    Visitei o blog, o canal do YouTube e o perfil no Facebook com meu filho e ele ficou fascinado! Muita informação, muitas fotos e imagens de qualidade, uma belo acervo e uma facilidade em colocar as explicações ímpar.

    Parabéns mesmo por mais esta!

    Parabéns ao colecionador Patrick, pela entrevista, pelos canais de divulgação, pelo incomparável acervo! Sucesso sucesso na carreira e nas próximas publicações.

    Gostei de mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Marcius, realmente o Ikessauro tem muito conteúdo de qualidade, vale a pena acompanhar.
      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...