17 novembro 2014

Exposição “40 Anos Playmobil” Prorrogada até Dezembro

Devido ao enorme sucesso de público e crítica, a exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos” foi estendida até 14 de dezembro de 2014 no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Organizada pelos colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil, a mostra celebra em alto astral o aniversário de 40 anos do famoso bonequinho de plástico. Segundo dados do próprio museu, mais de 10 mil visitantes já compareceram à exposição, aberta em 17 de outubro.


São cerca de 300 metros quadrados dedicados à história do Playmobil, desde seu nascimento em 1974, na Alemanha (fruto da Crise do Petróleo), até os dias atuais. Painéis gigantes contam a evolução do brinquedo ao longo das quatro décadas no Brasil e no mundo. Peças raras nacionais ocupam as vitrines ao lado das últimas novidades da Europa. Onze dioramas recriam cenários clássicos, como uma cidade do Velho Oeste e a conquista do espaço sideral, passando pela magia do Circo e o Mar dos Piratas. O cotidiano do homem pré-histórico, as Pirâmides do Egito e o Coliseu Romano também ganharam versões Playmobil. E a cidade moderna – com praias, parque de diversões e o vaivém do trânsito – é retratada em detalhes. Entre bonecos, veículos e acessórios, são mais de 5 mil peças em exibição.



O destaque desse ano é o 4° Salão de PlaymoArte – onde fotógrafos e artistas plásticos de todo o país mostram suas criações tendo como inspiração o sorridente bonequinho. Ali estão obras de Heberth Sobral (artista carioca, assistente do premiado Vik Muniz), Rodrigo Pereira e Lela Vianna Valério (com suas intervenções urbanas, como as “cabeças Playmobil”), Carolina Garcia (jovem pintora carioca) e Louis Vasconcelos (ilustrador digital de Fortaleza); além dos fotógrafos Juliano Zanotelli (Florianópolis), Otavio Vicentini (Itapira, SP), Marcos Rossetton (docente e stylist de moda de São Paulo, com intervenções de fotos bordadas em tecido), Júnior Nascimento (Rio), André Vezo (Rio), Bruno Monnerat Campos (Rio), Fernanda Araújo (Pouso Alegre, MG) e Maria Moysés (Belo Horizonte, conhecida internacionalmente por seu trabalho “iloveplaymo” no Instagram).


O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, sem número, no Centro do Rio de Janeiro, e abre de terça a domingo. O ingresso custa R$ 8 (oito reais) de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca. Crianças até cinco anos de idade e idosos acima de 65 anos não pagam ingresso, assim como alunos e professores das escolas públicas. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros entre 60 anos e 65 anos pagam a metade do valor.


Serviço:
Exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos”
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, sem número (próximo à Praça XV) – Centro – Rio de Janeiro
Data: de 17 de outubro a 14 de dezembro de 2014
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O museu não abre às segundas.
Ingresso: R$ 8 de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca.
Meia entrada: Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos.
Gratuidades: Crianças até cinco anos de idade; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia; sócios do ICOM (International Council of Museum); e funcionários do IBRAM e do IPHAN.
Agendamento de excursões: (21) 3299-0360 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br


FÓRUM PLAYBRASILMOBIL COMEMORA 5 ANOS DE ATIVIDADES

O Fórum PlayBrasilmobil surgiu em junho de 2009, tendo como idealizador o empresário e colecionador César Ojeda. Trata-se do primeiro e único fórum na internet brasileira totalmente dedicado ao tema Playmobil. Desde então, tornou-se o ponto de encontro não só de colecionadores como também de fãs e amigos do bonequinho, que decidiram sair do “mundo virtual” e partir para o mundo real, transformando sonhos em realidade.


Com mais de 900 integrantes de todo o país e até do exterior, o Fórum promove confraternizações bimestrais no Rio e em São Paulo, conhecidas como “Lanchinho Playmobil”, nas quais há montagem de cenários, troca-troca de peças e sorteio de brindes. Já foram realizados mais de 40 Lanchinhos desde 2009, reunindo famílias inteiras em torno do Playmobil.


Outra atividade a que o Fórum se dedica é a montagem de exposições de longa duração em museus e centros culturais. Cinco grandes exposições de caráter nacional foram organizadas pelos colecionadores até hoje. Em novembro de 2009 o grupo montou a pioneira exposição comemorativa dos 35 anos do Playmobil, no Museu Militar Conde de Linhares (em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro), que atraiu mais de 3.500 pessoas. Em 2010, no Mês das Crianças, a exposição “Uma Pequena História do Playmobil” ocupou o Centro Cultural Unisuam (também na Zona Norte). No ano seguinte, a festa foi no Forte de Copacabana (Zona Sul), reunindo mais de 10 mil pessoas durante um mês de atividades na exposição “O Rio no Verão é Forte”. Em 2012, o tema foi “Maravilhosa Cidade” e mostrou o Playmobil em situações cotidianas diante da evolução dos grandes centros urbanos, novamente no Museu Militar Conde de Linhares. E em janeiro de 2014 foi montada na cidade de Volta Redonda (RJ) a “Expo Memória Playmobil”, o pontapé inicial nas comemorações pelos 40 anos do brinquedo, tendo sido visitada por mais de 4.500 pessoas em 15 dias.


Ficha técnica:
Realização – Fórum PlayBrasilmobil
Organização – Clube de Ideias Comunicação
Contatos com a imprensa: (Mais informações sobre os colecionadores, o Fórum PlayBrasilmobil e a exposição)
Letra 2 Comunicação
Jornalista responsável: Carlos Alberto Guimarães
E-mail: jornalismo.playmobil@gmail.com

Fonte: Release Oficial

2 comentários:

  1. Grande Yanker,

    a Exposição está muito bonita e valendo muito à pena visitar! Agora com a nova data de término, ficou ainda melhor!

    Ótimo "histórico" do Fórum nestes 5 anos de atividade! Parabéns à todos n´so que participamos,divulgamos, curtimos e nos divertimos por lá!

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcius!
      A exposição está show, parabéns a todos envolvidos em sua realização!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...